Esportes

Ambulantes tomam entorno de Arena Condá na noite antes do velório

CHAPECÓ (SC) – Desde o fim da tarde desta sexta-feira, vendedores ambulantes começaram a aparecer em volta da Arena Condá, onde será realizado o velório coletivo de 51 vítimas da queda do avião que levava a delegação da Chapecoense para a Colômbia. Eles aproveitam o grande movimento de torcedores para vender bonés, faixas e outros itens com o nome da equipe catarinense.
Vendedor de faixas de times de futebol há 25 anos, o curitibano Joel Frankowski, de 45 anos, disse ter vendido 300 faixas de com os dizeres “campeão da Copa Sul-Americana” em duas horas de trabalho. Cada item custa R$ 20, e Frankowski espera comercializar seu estoque de 1.000 peças até o fim da noite. Ele também oferece um adesivo com a frase “Força, Chape” por R$ 10.
– Queria ter feito uma faixa com a inscrição “nossos eternos campeões, mas não deu tempo. Demora para fazer uma arte dessas, tem que colar. Talvez fique pronto na segunda-feira.
Frankoswi costuma viajar pelas cidades do Sul e do Sudeste vendendo as faixas. Na semana passada, esteve em São Paulo para vender souvenir do título brasileiro do Palmeiras, mas, pelas suas contas, não foi tão bem sucedido quanto nesta sexta-feira.
Por volta das 21h30, grupos de torcedores cantavam músicas da Chapecoense e faziam uma vigília em frente ao estádio, onde os corpos devem ser velados neste sábado. Alguns fãs do time disseram que pretendem passar a noite toda na porta do estádio:
– Queria ficar aqui a madrugada toda para ver os guerreiros que morreram na Colômbia chegando, mas não sei se vou aguentar. Vou ficar o máximo que der – disse o estudante Henrique Costa, de 21 anos.