Cotidiano

Ambientalistas buscam pinguim roubado de reserva na África

201609271315258765_AFP.jpg

RIO – Eles pensavam estar agindo pelo bem dos animais, porém, segundo ambientalistas, colocaram em risco um exemplar de espécie ameaçada de extinção. Dois estudantes roubaram um pinguim africano de um parque nacional na África do Sul com o objetivo de “libertar” a ave. Mas o pequeno Buddy, que nasceu e cresceu na reserva, não está preparado para sobreviver no mundo selvagem. Por isso, funcionários do parque estão realizando uma grande busca para encontrá-lo.

Links Pinguim

De acordo com especialistas, o pinguim pode sobreviver por poucas semanas antes de morrer de inanição. De acordo com o site da emissora britânica BBC, o sul-africano Dylan Bailey, gerente do parque Bayworld, em Porth Elizabeth, disse que Buddy “é completamente despreparado para sobreviver no mundo selvagem, ele não terá ideia de onde está”. Mas ainda há esperança. Bailey também disse que o pinguim “era um pinguim muito saudável, até um pouco gordo, então ele tem reservas para algumas semanas”.

O sumiço de Buddy foi descoberto no dia seguinte ao roubo. Câmeras de segurança registraram quando os dois estudantes, cujos nomes não foram divulgados, entraram na piscina do animal e colocaram a ave dentro do carro. Eles teriam, então, dirigido até uma praia ali perto, onde o pinguim foi solto.

Dylan Bailey contou à agência de notícias AFP que os jovens não queriam machucar Buddy, mas que a atitude deles pode ter consequências desastrosas. O pinguim era a metade de um casal e, antes de ser levado do parque, estava cuidando de dois filhotes com a fêmea Francis. Desde o desaparecimento, um dos filhotes morreu, mas os funcionários do parque não sabem se isso tem a ver com o roubo. De qualquer maneira, sem o seu parceiro, Francis agora não pode sair do ninho, uma vez que Buddy não está lá para revezar.