Cotidiano

Amazon tem maior dia de vendas em evento para atrair assinantes do Prime

NOVA YORK – A gigante varejista Amazon afirmou que seu segundo evento promocional anual ?Prime Day?, realizado na terça-feira, registrou o maior volume de vendas diárias da companhia, com o número de pedidos aumentando mais de 60% frente ao ano passado.

? Depois dos resultados de ontem, nós definitivamente faremos de novo ? afirmou o vice-presidente Greg Greeley.

A companhia criou o ?Prime Day? para atrair clientes a assinar seu plano anual de US$ 99 ? o Prime ?, que oferece frete gratuito em até dois dias além de acesso a músicas e vídeos via streaming. Não se sabe quantas pessoas aderiram ao programa dessa vez, mas a companhia vendeu um número recorde de seus produtos próprios. Promoções de tablets, kindles e do alto-falante Echo ocupavam grande espaço da página inicial do site na internet.

As ações da companhia dispararam com a notícia incialmente, mas inverteram o sinal e fecharam em queda de menos de 1%, cotadas a US$ 743,48 na Bolsa de Nova York. Neste ano, os papéis acumulam avanço de 10%.

Segundo a empresa, o principal objetivo é criar uma experiência de compras e um ecosistema digital que torne a Amazon indispensável.

? Seja um vídeo, leitor eletrônico ou entrega de restaurante, o que interessa é como a Amazon faz parte de sua vida diária ? afirmou James Cakmak, analista da Monness Crespi Hardt & Co. ? Quantos mais pontos em comum a Amazon conseguir criar com a rotina, mais ela consegue monetizar em assinantes.

Apesar de alguns clientes encontrarem problemas técnicos no dia do evento, a situação foi contornada ao longo do dia. Apenas nos EUA, principal mercado da varejista, as vendas do ?Prime Day? ultrapassaram o resultado de 2015 em mais de 50%.

? É um número estelar ? afirmou Cakmak. ? Eles vão bem no caminho de acelerar a missão de aumentar o uso do Prime.

2 MILHÕES DE BRINQUEDOS

Os assinantes gastam cerca de US$ 1,2 mil anualmente no site, comparado com US$ 500 desembolsados por clientes sem assinatura, segundo dados da Consumer Intelligence Research Partners, em Chicago. A Amazon conquistou 19 milhões de membros do programa nos Estados Unidos desde o último ?Prime Day? ? chegando a um total de 63 milhões até 30 de junho, segundo o instituto de pesquisa.

? Se mais membros do Prime comprarem mais com o Prime, isso afasta os consumidores dos outros ? afirma Poonam Goyal, analista da Bloomberg Intelligence. ? Não apenas WalMart e Target, mas também lojas de roupa,

No fim da terça-feira, a Amazon começou a ver aumento nas vendas, com pedidos de fabricantes terceirizados crescento em 30% frente ao ano anterior, puxados principalmente pela demanda internacional. A companhia contou com milhares de vendas desses terceirizados para atingir o pico, oferecendo mais promoções e maior estoque.

Mais de 2 milhões de brinquedos e 1 milhão de pares de sapatos foram comprados, segundo a Amazon, e mais de 90 mil aparelhos de televisão.

? Eles provavelmente criaram mais consumidores apegados ? afirmou Goyal. ? Os outros têm que pensar mais sobre como eles vão competir com a Amazon. Eles fizeram um ótimo trabalho e coloca os outros em risco.

No ano passado, alguns clientes ficaram desapontados: os estoques acabaram rapidamente e a companhia ofereceu promoções de itens obscuros como calçadeiras e recipientes de alimentos.