Cotidiano

Alvo prioritário dos protestos, Renan se diz 'sensível' a anseios das ruas

63084394_Brasil Brasília BsB DF 01-12-2016 - Abuso de Autoridade - O juiz Sérgio Moro chega ao Congr (1).jpgBRASÍLIA – Alvo prioritário dos protestos deste domingo, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou uma nota dizendo que respeita as manifestações de rua e que o Senado segue “sensível” e “permeável” aos anseios da sociedade, sem falar, no entanto, se mantém no calendário a votação do projeto sobre abuso de autoridade, marcada para a próxima terça-feira. Quase na mesma hora, foi a vez de o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) – que também foi criticado nas ruas – divulgar nota afirmando receber “com atenção e respeito” os protestos de hoje, que definiu como “manifestações legítimas e democráticas”, e afirmou que atos pacíficos servem para “oxigenar” a democracia e “fortalecem o compromisso do Legislativo com o debate transparente de ideias”.

atos 0412
“O presidente do Senado, Renan Calheiros, entende que as manifestações são legítimas e, dentro da ordem, devem ser respeitadas. Assim como fez em 2013, quando votou as 40 propostas contra a corrupção em menos de 20 dias, entre elas a que agrava o crime de corrupção e o caracteriza como hediondo, o Senado continua permeável e sensível às demandas sociais”, diz a nota da presidência do Senado.

PT ADMITE DESAFIO EM MEXER NA LEI ENVOLVENDO MP
Enquanto Renan escolheu não se manifestar sobre a possibilidade de votação do abuso de autoridade, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse acreditar que não deve vingar, enquanto houver Operação Lava-Jato, nenhuma discussão sobre mudanças na legislação que possam atingir o Ministério Público. Para o petista, o juiz Sérgio Moro e os procuradores da operação conseguiram “vender a ideia” de que qualquer mudança nas leis vigentes teriam o objetivo de acabar com a Lava-Jato, o que segundo ele não deve ser ignorado.
– Não podemos deixar de levar em consideração isso (as críticas das ruas), apesar de muita gente dos protestos não saber exatamente o que está em discussão. Mas os procuradores e o Moro conseguiram vender a ideia de que estamos tentando limitar as ações da Lava-Jato, quando na verdade o que se discute é algo que vale para todos os servidores públicos, parlamentares, todo mundo. Então, a impressão que tenho é que enquanto houver toda essa operação a gente não vai discutir muita coisa de mudar legislação – afirmou o petista.
Humberto Costa afirmou que a bancada do PT vai se reunir na segunda-feira para fechar posição sobre o projeto de abuso de autoridade, pauta que une a maioria dos partidos. O senador disse que o projeto não quer impedir o funcionamento da Lava-Jato, até porque, se a ideia fosse essa, “o estrago já teria sido feito” para o partido.
– Para nós do PT, se o objetivo fosse esse de impedir qualquer coisa da Lava-Jato, o estrago que fizeram contra o PT já está contabilizado, não pode acontecer nada pior do que aconteceu. Quem tem que estar preocupado são os outros de outros partidos na mira – disse Costa.

Imagens dos atos em defesa da Lava-Jato pelo país