Educação

Alunos voltam olhares e o coração aos representantes do País em campo

Tempos de copa, patriotismo e torcida! Quem não se joga nos momentos de ansiedade e alegria na hora de um jogo da nossa seleção? Claro que na escola não é diferente. Os alunos param tudo o que estão fazendo para voltarem seus olhares e coração aos 11 representantes do país em campo.

O futebol é sem dúvidas o esporte que mais reúne as pessoas em torno de uma celebração popular. Talvez por ser tão consolidado há anos no mundo todo, tornou-se, além de esporte, em algo cultural. Cada país torce a seu modo, pois seus costumes e cultura diferenciam os povos. Porém, em momentos como a Copa do Mundo parece que todos se tornam iguais diante da torcida e da espera por ser campeão.

No Colégio Santa Maria, os alunos e professores têm se reunido nestes momentos especiais, para juntos torcerem pelo time amarelo. Todos vestem a camisa, levam seus instrumentos de torcida como vuvuzelas e bandeiras, para juntos comemorarem gols e vitórias. Claro que nem sempre se ganha, e isso é um dos ensinamentos que crianças e adolescentes podem tirar de competições como esta que está ocorrendo. É importante para eles acompanhar os jogos e aprender a lidar também com a derrota e a frustração. Sentimentos que cada vez menos estamos preparados para lidar, diante da realidade atual.

Os momentos de torcida também remetem ao “estar juntos” e ao fortalecimento do coletivo. Tanto o esporte quanto a torcida são coletivos que traduzem o “juntos somos mais fortes”. Assim, a ideia de grupo e da força que isso representa se consolida na prática. Todos estes valores são trabalhados no dia a dia da escola, sendo que quando é possível aproveitar ocasiões tão propicias como os jogos do Brasil, é como unir o útil ao agradável.