Cotidiano

Alunos voltam a ocupar prédio da secretaria de Educação do Rio

printocupa.jpgRIO – Um grupo de estudantes ocupa a sede da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), no Santo Cristo, nesta sexta-feira. Os alunos da rede estadual negociam com o novo secretário de Educação, Wagner Victer, dentro do auditório da Seeduc. Nas redes sociais, o movimento Ocupa afirma que agentes da secretaria e policiais não deixam ninguém sair ou entrar do prédio. Ocupação escolas – 20/05

Essa é a segunda vez que a secretaria foi invadida pelos alunos. No início do mês, cerca de cem alunos da rede ocuparam o prédio para pressionar o então secretário Antonio Neto a estabelecer um calendário definitivo de negociação com todos os colégios estaduais. Na ocasião, o grupo só deixou o local após agendar uma reunião com o responsável pela pasta.

printocupamendes.jpgA crise na rede estadual de ensino, que tem mais de 60 escolas ocupadas por estudantes e enfrenta uma greve de professores, derrubou, na segunda-feira, o secretário de Educação, Antonio Neto, que estava no cargo desde 1º de janeiro. Para seu lugar, foi indicado Wagner Victer, que ocupava a presidência da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e comandou a Cedae. A troca foi decidida numa reunião do governador em exercício, Francisco Dornelles, com o secretariado. O encontro foi para planejar cortes de despesas. Wagner Victer assumiu a pasta.

Em assembleia realizada nesta terça-feira, professores da rede estadual decidiram manter a paralisação que completa 79 dias. Com a participação de cerca de mil profissionais, a categoria se reuniu na quadra da escola de samba São Clemente, que fica na Cidade Nova. Os professores querem 30% de reposição das perdas salariais. Eles não tiveram reajuste em 2015 e se queixam da falta de negociação com a categoria.

OCUPAÇÃO DO CAP-UERJ

Atualmente ocupado por alunos, o Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-Uerj) continuará a ter aulas para os estudantes do 3º ano. A medida foi tomada visando o vestibular e teve apoio de pais e professores que se reuniram nesta quinta-feira para debater pautas e esclarecer sobre a organização da ocupação, que se tornará oficial a partir de segunda-feira.