Cotidiano

Alunos são flagrados maltratando ovelhas na Austrália

RIO – Uma das escolas mais prestigiadas e tradicionais da Austrália está sendo investigada por crueldade com os animais após o vazamento de um vídeo mostrando a equipe de rúgbi usando ovelhas em um “treinamento”,

A escola King's School em Parramatta, subúrbio de Sydney, é famosa por sua qualidade técnica e seu programa de rúgbi, um dos primeiros e mais produtivos do país, com vários jogadores na seleção. E teria sido exatamente este programa o responsável por abusos.

O vídeo mostra alunos da equipe principal e reserva da escola em uma fazenda perseguindo carneiros, os imobilizando no chão e os arrastando para locais designados, onde são jogados de costas. O vídeo foi postado pelo professor e treinador James Hilgendorf em um grupo privado no Facebook e obtido pela rede de televisão ABC.

O treinamento ocorreu em meados de abril, no oeste do país. A prática foi condenada por grupos de fazendeiros e veterinários, mas defendido pelo diretor da escola, que afirmou que o exercício é parecido com o que já é feito com os animais para a tosa de lã.

“Animais inocentes estão sendo colocados em perigo, talvez feridos. Você tem jovens impressionáveis, sob a supervisão de um adulto supostamente responsável e ele ainda achou que podia postar isso”, disse à ABC Steve Coleman, diretor da Sociedade Real de Prevenção a Crueldade com Animais (RSPCA, na sigla em inglês)

“Está além de mim entender como alguém poderia justificar esse comportamento completamente desnecessário e irracional”, afirma ele.

Fazendeiros criadores de ovelhas também criticaram pesadamente a prática, que, afirmam, pode causar danos à longo prazo nos animais. A associação de fazendeiros de Nova Gales do Sul, onde ocorreu o treinamento, disse que a prática é “perigosa e burra”.

“É inaceitável na prática de criação. Você não pode tratar seu rebanho assim. Acho que a maioria dos criadores veria esse vídeo com horror, é angustiante para os animais. E eles serão mais difíceis de serem controlados no futuro, vão lembrar disso e ficar com medo”, disse o presidente da associação, Derek Schoen, ressaltando que os alunos também poderiam se machucar seriamente:

“Um carneiro adulto tem 100 kg e em geral é sedado para a tosa porque fica nervoso. É uma coisa muito burra e perigosa colocar crianças em idade escolar para fazer isso”

O diretor da escola não aceitou o pedido de entrevista, mas disse em nota que “a tarefa foi supervisionada” e que “nenhum menino ou animal foi ferido”, mas não mencionou as acusações de crueldade, que agora serão investigadas pela RSPCA.