Educação

Alunos e professores da Univel realizam atendimento para atletas no 54º Campeonato Paranaense de Atletismo Sub-20

Alunos e professores da Univel realizam atendimento para atletas no 54º Campeonato Paranaense de Atletismo Sub-20

O 54º Campeonato Paranaense de Atletismo Sub-20 foi realizado no último sábado (1º) no CNTA (Centro Nacional de Treinamento de Atletismo) de Cascavel e contou com a participação de acadêmicos e professores do curso de Fisioterapia e Educação Física do Centro Universitário de Cascavel – Univel.

Orientados pelos professores, os alunos do curso de Fisioterapia colocaram seus conhecimentos em prática e realizaram atendimento para atletas que participavam do campeonato, oportunidade de entrar em contato com a profissão.

Para o reitor da Univel, Renato Silva, o desenvolvimento de projetos da instituição no CNTA tem o propósito de oportunizar aos acadêmicos e professores um melhor desenvolvimento das atividades práticas. “O CNTA de Cascavel é um dos melhores centros de treinamento do Brasil e do mundo. É aqui que os acadêmicos dos cursos da área da saúde podem desenvolver habilidades ao cuidar dos atletas. Por meio dessa parceria, o Centro Universitário de Cascavel – Univel cumpre a missão institucional de ajudar a melhorar a vida das pessoas”, ressalta o reitor.

Os acadêmicos do curso de Fisioterapia auxiliaram nos atendimentos aos atletas antes e após a competição.

Para o professor do curso de Fisioterapia Fábio Ikezaki, essas são oportunidades de colocar a teoria aprendida em sala de aula em prática e haver troca de experiências e de conhecimento entre calouros, veteranos e profissionais da área. “Estiveram presentes os acadêmicos do 1º, 3º, 5º e 7º semestres, dessa forma, os alunos dos últimos semestres auxiliam os alunos que ainda estão na parte teórica a prestarem os atendimentos. É uma oportunidade aos acadêmicos de estarem em contato com a dinâmica dos eventos esportivos, com espaço, com os atletas e tendo contato com os fisioterapeutas das equipes de outras cidades”, ressalta Fábio.

Para o acadêmico do 7º semestre do curso de Fisioterapia Gustavo Henrique de Paula, é uma oportunidade de desempenhar e desenvolver atividades que fazem parte da atuação como futuro fisioterapeuta. “É importante a gente sempre estar preparado para realizar os atendimentos, auxiliando antes da competição como forma de prevenir lesões ou tensões e dores causadas pelos treinos realizados, assim como atender o atleta caso venha se lesionar durante a competição, para mobilizar e reduzir a dor”, conta Gustavo.

A competição também foi oportunidade para diversos acadêmicos terem o primeiro contato com os atletas como pacientes. Acadêmica do 3º semestre do curso de Fisioterapia, Maria Fernanda Silva de Andrade foi uma delas. “É uma ótima oportunidade, porque é o primeiro contato que estamos tendo com pacientes e uma experiência diferente, dessa forma, temos uma noção maior de como é ser um fisioterapeuta”, conta Maria.

Estiveram presentes para prestigiar o campeonato o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Wlamir Leandro Motta Campos, o superintendente do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski, e o presidente da Federação de Atletismo do Paraná, Ubiratan Martins Junior, dentre outras autoridades municipais.

 

Os alunos de Educação Física participaram ajudando na organização do evento e na arbitragem