Cotidiano

Alunos de universidade querem banir estudo de filósofos brancos

RIO ? Alguns dos maiores nomes da filosofia ocidental podem ser banidos de uma prestigiosa instituição de ensino de Londres. Alunos da Universidade de Estudos Orientais e Africanos (SOAS, em inglês) querem retirar figuras como Platão, Descartes e Immanuel Kant do currículo porque eles são brancos.

De acordo com o diretório dos estudantes, ?a maioria dos filósofos de nossos cursos? devem ser da África ou da Ásia. Trata-se, segundo eles, de uma campanha de ?descolonização? da universidade. Os ?filósofos brancos? devem ser estudos apenas ?se for necessário?, acrescentando que seu trabalho deve ser visto ?de um ponto de vista crítico?.

Críticos da medida temem que ela ponha em risco a ?integridade acadêmica? do ensino. Para o filósofo Roger Scruton, a reivindicação é ignorante:

? Você não descartar uma área inteira de esforço intelectual, e claramente eles não investigaram o que entendem por filosofia branca ? disse ao jornal ?The Mail on Sunday?. ? Se eles acreditam que existe um contexto colonial na obra de Kant, por exemplo, adoraria saber qual é.

Vice-reitor da Universidade de Buckingham, Anthony Seldon acrescentou:

? Há um perigo real de que o politicamente correto esteja fora de controle ? alertou. ? Precisamos entender como era o mundo, e não reescrever a História como alguns gostariam que ela fosse.

Professores e alunos já estão batendo boca. Diretora do Departamento de Religião e Filosofia da universidade, Erica Hunter afirmou que o ponto de vista dos estudantes é ?ridículo?.

? Eu resistiria firmemente à saída de filósofos ou historiadores no currículo só porque esta medida está na moda.