Educação

Alunos de Gastronomia aprendem sobre cozinha saudável e criativa

Na disciplina de Gastronomia Saudável, os acadêmicos puderam aprender novos ingredientes, sabores e técnicas para aplicar na cozinha

Alunos de Gastronomia aprendem sobre cozinha saudável e criativa

Visando à importância e aos benefícios da alimentação saudável, os alunos do curso de Gastronomia do Centro Universitário de Cascavel – Univel, além de aprenderem novos conhecimentos na disciplina de Gastronomia Saudável, colocaram a criatividade em prática na preparação dos pratos. “O propósito dessa aula também é fazer com que os alunos de Gastronomia conheçam mais algumas áreas de trabalho voltadas à alimentação saudável, para que eles consigam atender em um restaurante ou evento, por exemplo, que tenham pessoas com intolerância, alergias ou restrições alimentares, que possam atender a essas novas tendências que estão surgindo, seja por estilo de vida, busca pela saúde, como por exemplo a alimentação vegetariana, a vegana, a plant based, a alimentação crudívora, e também que amplie a visão para que eles possam trabalhar com todos esses meios na linha de refeições fit, fazendo preparos low carb e detox, além de preparos sem glúten e sem lactose”, explica a professora Gabriela Bucaneve Guedes.

Para a acadêmica do curso de Gastronomia da Univel Giovana Tonial Santiago de Oliveira, é uma oportunidade de aprender fazendo o que ela mais gosta: cozinhar. “Escolhi fazer gastronomia porque eu sempre gostei de cozinhar. Aprendemos sobre cozinha saudável, a professora mostrou todas as possibilidades que existem, como cozinha detox, low carb, sem lactose, sem glúten, vegetariana e vegana. Eu gosto muito de fazer coisas salgadas e entendo que precisamos seguir o que o seu coração manda. Se você gosta de fazer a comida, o prato, enfim, a preparação e gosta de ver as pessoas comendo e falando: ‘nossa que gostoso!’, isso é gratificante. O nosso olho chega a brilhar de alegria”, conta a acadêmica.

Elial da Cruz Proença é acadêmico de Gastronomia e já está atuando na área. “As tendências gastronômicas saudáveis estão crescendo. Estou fazendo o curso e já trabalho na área há algum tempo. Vejo que fazer uma graduação agrega muito valor. Futuramente pretendo trabalhar em outros lugares e essa bagagem que o curso oferece é essencial, pois engloba muitas coisas que vão além do cotidiano. Você conhece como funciona a gastronomia das outras culturas. É importante porque te dá uma base e novos conhecimentos no universo da gastronomia”, conclui o acadêmico.