Cotidiano

Alunos de escola no Morumbi voltam às aulas com obras inacabadas

Comissão de Educação questionou as condições da instalação elétrica

Cascavel – Com uma semana de atraso, os 560 alunos da Escola Municipal José Henrique Teixeira, no Bairro Morumbi, voltaram às aulas na segunda-feira (3). O Município teve que aumentar o período de férias daqueles estudantes devido às obras que são realizadas no local e que têm previsão de término apenas em 2016.

Na semana passada, um anexo da Comissão de Educação do Município gerou polêmica ao questionar as condições da instalação elétrica do local. Conforme o vereador e membro da Comissão, Pedro Martendal, a fiação elétrica não suportaria a necessidade da escola.

“A fiação está cheia de gambiarras. Na época em que a escola foi construída a demanda era bem menor. Hoje há ar-condicionado, ventiladores, computadores e vários bicos de luz nas salas”, comenta.

O secretário de Educação, Valdecir Nath, esclareceu que o projeto de todas as adequações elétricas foi aprovado e a empresa está executando de acordo com o estabelecido em contrato.

“Estão sendo executadas adequações no sistema elétrico com aumento de carga, substituição do padrão Copel, substituição de quadros de distribuição de luz, substituição das luminárias em atendimento às normas da Vigilância Sanitária. Além disso, será executado o sistema de alarme de incêndio”, disse.

Nath informa ainda que a Secretaria de Educação, bem como a Secretaria de Obras, realizou o acompanhamento de toda a revitalização.

“O acompanhamento por parte da equipe de engenheiros e do fiscal tem sido quase diário, tendo em vista os atrasos na execução por parte da contratada. Está em fase de abertura o Processo Administrativo contra a empresa que executa os serviços, pelos atrasos do cronograma”, disse.

Reformas

A obra, com custo estimado em R$ 1.442.807,93 contempla melhorias na área administrativa, nos laboratórios de ciência, informática e sala de dança, no bloco 1, que possui oito salas de aula, banheiros infantis, refeitório, cozinha e sala de professores, reforma no bloco 2, com mais oito salas de aula, biblioteca, salas multiuso e multifuncional. Além disso, as melhorias no ginásio poliesportivo e a revitalização do playground também serão feitas. Há também a construção de pórtico de acesso com identificação.

(Com informações de Nathalia Lehnen)