Educação

Alunos de Engenharia Mecânica da Univel criam projetos em plataforma de prototipagem eletrônica

Utilizando materiais recicláveis e eletrônicos velhos, os alunos criaram desde açucareiro eletrônico e impressora a robôs

Alunos de Engenharia Mecânica da Univel criam projetos em plataforma de prototipagem eletrônica

A criação de um projeto na disciplina de Modelagem e prototipagem foi um desafio para os alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Cascavel – Univel. Utilizando materiais reciclados, eletrodomésticos ou eletrônicos velhos, os alunos construíram projetos que foram desde açucareiro eletrônico e impressora a robôs.

O objetivo do professor Edward Galina foi ensinar como projetar produtos e componentes utilizando ferramentas de prototipagem e os conceitos básicos do Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica open-source que se baseia em hardware e software flexíveis. “Durante todo o semestre foram abordadas várias situações básicas de programação e montagem de pequenos circuitos, onde, ao fim, os alunos deveriam criar um projeto livre para demonstrar o conhecimento obtido durante a realização da disciplina”, explica o professor da disciplina.

Anderson Balen, aluno do curso de Engenharia Mecânica, não conhecia o Arduino antes da disciplina, mas conta que, com o auxílio do professor, conseguiu fazer o projeto de um açucareiro eletrônico. “Tive que pensar em um projeto com as coisas que eu tivesse em casa, mas foi bem tranquilo, fui pesquisando, testando e deu tudo certo. É um programa interessante, ajuda na graduação porque é um novo horizonte”, conta Anderson.

A Univel implementa o empreendedorismo na grade curricular de todos os cursos, despertando no aluno a visão empreendedora e a vontade de fazer acontecer. Em Engenharia Mecânica não é diferente. Nesse projeto, os alunos ainda tiveram que criar uma empresa, e fazer um vídeo apresentando o produto. “Pedi também para os alunos criarem um nome e uma empresa, como se tivessem que vender esse projeto. Essa atividade busca desenvolver a capacidade de assumir uma atitude investigativa e autônoma. Fiquei surpreso pela qualidade dos trabalhos”, ressalta o professor Edward.

Por: Núcleo de Comunicação