Educação

Alunos de Engenharia Mecânica aprendem a desenvolver projeto de Tubo de Rubens

Os alunos aprenderam sobre o Tubo Rubens, um experimento que estuda a propagação do som pelo fogo

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Um trabalho diferente na disciplina de Máquinas Térmicas foi proposto aos acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Cascavel – Univel: eles foram desafiados a construir um Tubo de Rubens, experimento que estuda a propagação do som pelo fogo. “Nessa atividade, o aluno realiza toda a fabricação do Tubo de Rubens, que é um experimento com um tubo onde são realizados pequenos furos, existe uma membrana que vai refletir o som que os alunos vão introduzir no tubo e a chama literalmente vai dançar de acordo com o som. Além disso, o aluno aprende a trabalhar em grupo, o que, na engenharia, é muito importante, fazendo com que eles interajam com diferentes pessoas, resultando em um trabalho único”, explica o professor da disciplina de Máquinas Térmicas, Elizeu Avelino Zanela Junior.

O acadêmico João André Malacarne conta que escolheu o curso de Engenharia Mecânica pelo desenvolvimento tecnológico e pela necessidade de aprimorar, desenvolver sistemas mecânicos e inovação. “A partir dos conhecimentos que tivemos nas matérias teóricas de vibrações e termodinâmica, pudemos observar queima de gás, mistura com oxigênio e também a sua influência nas vibrações na frequência do som através do desenvolvimento do Tubo de Rubens e colocar em prática aquilo que vimos nas matérias de processos de fabricação unindo teoria e prática”.

Para o acadêmico Diego Alexandre Ribeiro Céser Brito, de Engenharia Mecânica, foi interessante participar. “Foi muito legal, pois envolve a parte de engenharia mecânica, vibrações do som, das músicas a partir do fogo, uma experiência de trabalho diferente”, conta o acadêmico.

Fonte: Assessoria Univel