Cotidiano

Alunos de Cascavel e Londrina participam de feira tecnológica

O evento, considerado a maior feira do gênero na América Latina, terá representantes de 21 países e de todos os Estados brasileiros

Cascavel – Jovens pesquisadores de Cascavel e Londrina representam o interior do Paraná na 31ª Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), que ocorrerá em Novo Hamburgo (RS), no Centro de Eventos da Fenac, de 25 a 28 de outubro de 2016. O evento, considerado a maior feira do gênero na América Latina, terá representantes de 21 países e de todos os Estados brasileiros. A organização é da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Re–Movimento é o trabalho dos alunos Pâmela Guimarães Zuniga, Guilherme Biazi Sabin e Gabriel Rodrigues Guia, do Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, em Cascavel. Orientados pelos professores Gelson Leandro Kaul e Vander Fábio Silveira, eles produziram um eletroestimulador de fisioterapia, para pessoas com algum tipo de deficiência motora. O aparelho estimula a contração de músculos, evitando que eles se atrofiem. Nos primeiros testes desenvolvidos, o projeto obteve sucesso na contração muscular em um membro não deficiente.

Em Londrina, as alunas Luana Cristina Orador do Couto e Silva e Eduarda Pinheiro Parreira, do Colégio Interativa de Londrina, desenvolveram o projeto Reutilização dos Filtros de Bitucas de Cigarro Para Diminuição dos Impactos Ambientais, sendo orientadas pelo professor Alexandre Macarini Gonçalves. Na pesquisa, as estudantes extraíram o acetato de celulose presente no filtro do cigarro para criar uma película, inicialmente testada como proteção para superfícies. A resistência e novas aplicações estão sendo pesquisadas. A relação completa dos demais trabalhos do Paraná está listada abaixo.

420 projetos

A Mostratec reúne 420 projetos de jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade, do Brasil (de todos os estados e do Distrito Federal), Argentina, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Tunísia, Turquia e Uruguai. Paralelamente, ocorrem a Mostratec Júnior (para estudantes do ensino fundamental, com 220 projetos), o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec Sesc, o Festival Maker Mostratec de Robótica e a Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo.