Cotidiano

Alunos da UFRJ vencem competição internacional sobre Petróleo

PetroTeam 1.jpg RIO- Um grupo de estudantes de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) venceu uma competição internacional sobre conhecimentos na área de petróleo. Os alunos da Escola Politécnica competiram com jovens de 36 universidades de todo mundo e ganharam uma premiação de US$ 10 mil (R$ 32 mil). competições internacionais

Durante a competição, chamada “Petrobowl” e realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, Felippe de Souza, Gabriel da Cunha, Vinicius Moraes, Felipe Cruz e Cláudio Alberto Tejerina responderam em inglês diversas rodadas de pergunta sobre engenharia do Petróleo. Os oponentes dos brasileiros na disputa final foram os estudantes da Universidade de Louisiana, em Lafayette, nos Estados Unidos.

Coordenados pelo professor Santiago Drexler, os alunos da UFRJ se tornaram os primeiros do Brasil e da América do Sul a vencer a competição. Para isso, os estudantes fizeram uma rotina intensa de treinamentos três vezes por semana e confeccionaram cerca de 8 mil questões possíveis de serem perguntadas na disputa. Os estudantes se debruçaram sobre aspectos geológicos, além de informações históricas e sobre a indústria da área.

A vitória evidencia a posição de destaque da UFRJ na área de petróleo, que, inclusive, ajudou a universidade a conquistar o primeiro lugar no Ranking Universitário Folha (RUF), feito pelo jornal “Folha de São Paulo”.

A UFRJ ultrapassou, pela primeira vez em cinco anos, a Universidade de São Paulo (USP) na lista das melhores instituições de ensino superior do Brasil e obteve o 1º lugar entre as 195 universidades analisadas. O ranking analisa indicadores de pesquisa, ensino, mercado, inovação e internacionalização.