Cotidiano

Alunos com restrições alimentares terão cardápio especial

Pesquisa apontou 4.428 alunos têm alguma necessidade de alimentação especial

Curitiba – Pesquisa feita pela Secretaria de Estado da Educação aponta que 4.428 alunos da rede estadual de ensino têm alguma necessidade de alimentação especial. Isso representa menos de 1% do total dos 1,1 milhão de alunos – 0,40%. O levantamento foi feito em julho.

Foram enviados formulários a todas as escolas estaduais da rede para mapear a incidência dos alunos com diabetes, intolerância à lactose e doença celíaca – intolerância ao glúten, proteína presente no trigo, cevada, centeio, malte a aveia.

Dos 4.428 alunos com alguma restrição alimentar, 537 estão nas escolas de educação especial. O relatório apontou os seguintes resultados: 2.399 alunos têm intolerância à lactose, sendo 180 da educação especial; 1.657 têm diabetes, 319 deles são da educação especial; e há 372 estudantes com doença celíaca, sendo 38 da educação especial.

Com base nos dados, a Coordenação de Alimentação e Nutrição Escolar poderá planejar a compra de alimentos para atender os estudantes com restrições alimentares. O processo licitatório para a aquisição de alimentos para 2016 deve ocorrer ainda este ano.

A Secretaria da Educação prevê a compra de quatro alimentos específicos para o atendimento às necessidades alimentares especiais: adoçante líquido, bebida à base de soja, biscoito sem glúten e polvilho doce. Estes alimentos serão enviados apenas para as escolas que têm alunos com alguma necessidade alimentar especial.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)