Educação

Alunos com a mão na massa

Alunos demonstram muito interesse amassar, mexer, cortar, organizar e saborear alimentos

Muitas vezes as crianças demonstram dificuldades em comer certos alimentos. Este é um dos motivos pelo qual a professora Suelen desenvolve junto com seus alunos do período semi-integral, do Colégio Santa Maria, atividades de culinária. Todos demonstram muito interesse em participar. Querem amassar, mexer, cortar, organizar e saborear.

A aula de culinária, por mais que pareça um momento de brincadeira, é na verdade, um momento de muita concentração e aprendizagem. Por meio da culinária, de forma lúdica, são desenvolvidos conceitos ligados à matemática, nos eixos de grandezas e medidas. E na língua portuguesa, quando são sugeridos textos de receitas para leitura e interpretação.

Também a professora Simone, em parceria com a professora Luciana e seus alunos do 3º ano "A" do ensino fundamental, desenvolveu uma aula baseada em culinária, pois eles também estão estudando sobre o mesmo assunto. O objetivo da aula foi demonstrar aos alunos que algumas bactérias são benéficas para nossa saúde e são utilizadas na fabricação de vários alimentos, como exemplo o iogurte.

A integração das turmas ocorreu de forma tranquila e com muita produtividade. Os alunos dos sétimos anos acolheram e explicaram aos pequenos convidados todos os itens registrados. As crianças demonstraram interesse na aprendizagem. Ao final todos saborearam o iogurte e levaram a receita para fazerem em casa, proporcionando assim a família toda experimentar.

É inegável que acontece uma verdadeira investigação científica quando ocorre a leitura de receitas, o cálculo de quantidades, a mistura de ingredientes e a transformações dos mesmos ao calor do forno, a fervura, a fritura ou simplesmente a adição de temperos. Tudo desperta a vontade de aprender e facilita todas as crianças a desenvolver diversas habilidades.