Esportes

Alunos-atletas de 12 a 14 anos disputam a final dos Escolares

Curitiba – Após passar pelas fases municipais, regionais e macrorregionais, a 65ª edição dos Jeps (Jogos da Juventude do Paraná) apontará neste fim de semana os campeões estaduais da competição na categoria B (12 a 14 anos). A fase final tem a abertura oficial marcada para as 19h30 desta sexta-feira no Ginásio Lagoão, em Apucarana, ao passo que as disputas terão início amanhã.

A competição movimenta toda cidade com a participação de quase 5.700 pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e equipes de arbitragem.

A programação em Apucarana ocorrerá de hoje ao dia 14 (domingo) e em 17 modalidades esportivas, entre regulares e paradesporto (ACD – atletas com deficiência). São elas: atletismo, badminton, basquetebol, bocha (somente ACD), ciclismo, futsal, ginástica rítmica, golf 7 (somente ACD), handebol, judô, caratê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Serão 15 locais de competição, sendo o Complexo Esportivo José Antônio Basso, o Lagoão, o principal dele, com a disputa de seis modalidades. No total, participam da fase final alunos-atletas de 593 instituições de ensino, sendo 410 estaduais, 177 particulares, cinco municipais e uma federal.

Bicampeões nacionais

Da fase final em Apucarana sairão os classificados para formar a delegação paranaense para a disputa dos Jogos Escolares da Juventude, que este ano terá um formato diferente. Antes da fase nacional, marcada para novembro em Natal (RN), tanto para a categoria A (15 a 17 anos) quanto para a B (12 a 14 anos), haverá três etapas regionais para definição dos classificados no basquete, futsal, handebol e vôlei para a fase nacional de Natal, nas duas categorias etárias. As regionais serão em Natal (RN), de 12 a 16 de setembro, Manaus (AM), de 19 e 23 de setembro, e Joinville (SC), de 26 e 30 de setembro. Na faixa etária de 12 a 14 anos o Paraná é o atual bicampeão brasileiro.