Cotidiano

Aluno faz intercâmbio em gigante espanhola

Apenas nove vagas foram abertas, oito para a Espanha e uma para o Reino Unido

São Miguel – Diferente de parte dos adolescentes e jovens brasileiros, Felipe Fernandes sempre gostou de estar cercado de livros e de buscar novos conhecimentos. O forte apego aos estudos premia a carreira do rapaz e enche a família, que é de São Miguel do Iguaçu, de orgulho. Ela já frequenta as aulas de um programa internacional para poucos. Felipe foi o único selecionado na região Sul do Brasil para participar de um intercâmbio, em nível de mestrado, na gigante espanhola Iberdrola. Apenas nove vagas foram abertas, oito para a Espanha e uma para o Reino Unido.

Além de enfrentar um grande número de oponentes, Felipe precisou vencer uma verdadeira maratona para preencher todos os requisitos exigidos pelo instituto. A lista é enorme e, além de dedicação, testou o limite de paciência, de perseverança e de determinação do jovem brasileiro, que desde criança coleciona feitos memoráveis em sua trajetória escolar.

“Ele sempre foi muito estudioso e atento aos detalhes das disciplinas e das orientações passadas pelos professores, a quem sempre tratou com grande respeito e admiração”, diz o pai de Felipe, Luiz Klajn, que atua profissionalmente em São Miguel do Iguaçu.

Oportunidades

Felipe sempre esteve atento às possibilidades que o mercado e grandes empresas abrem a jovens estudantes brasileiros. Assim, descobriu em fevereiro que o Instituto Iberdrola Brasil, filial da empresa espanhola, havia lançado edital para convocação de bolsas para mestrado na Europa. Depois de provas e avaliações comuns para esse tipo de parceria, os pré-aprovados passaram por entrevistas por telefone. O processo de seleção incluiu avaliação das notas acadêmicas, do currículo, da mobilidade geográfica, do nível de inglês e/ou espanhol comprovado e do interesse do projeto de estudos e cartas de referência.

Felipe detalhou suas intenções de participar da experiência como bolsista e indicou o curso pretendido. A notícia tão aguardada veio em março. E desde então ele começou a se preparar para viver um dos momentos mais intensos de sua carreira acadêmica. O jovem de São Miguel do Iguaçu informa que não há como saber ao certo quantos jovens brasileiros se inscreveram para a prova, mas ele pesquisou e percebeu que eles foram muitos e dos diferentes cantos do País.

“Fui o único da região Sul com o nome na lista final de selecionados da Iberdrola. Posso afirmar que essa foi uma alegria sem tamanho”. A área que Felipe Fernandes escolheu está ligada à Energia e meio ambiente.

Da bolsa

Pagamento integral do curso escolhido na universidade ou centro de ensino superior da Espanha. Remuneração de 10.800 euros anuais para satisfazer gastos de manutenção e material. A duração da bolsa é de no máximo um ano natural desde o início do programa de estudos. O intercâmbio reúne jovens de todo o mundo.

O grupo Iberdrola

O Iberdrola é o primeiro grupo energético espanhol. Sempre de olho em novas tecnologias, chegou à liderança na produção de energia eólica. A multinacional atua em 40 países, emprega 33 mil colaboradores e tem 30 milhões de clientes. A sede da empresa é em Madri. Após mais de 150 anos, a empresa estabeleceu as bases do seu crescimento futuro. O grupo afirma estar preparado para desempenhar um papel de protagonista no novo cenário energético internacional.