Educação

Alunas desenvolvem ferramenta gerencial de custo no setor público

Projeto levantou informações que garantem economia na prefeitura de Toledo

Você sabe quanto custa um prato de merenda escolar para uma prefeitura? Responder essa pergunta foi o desafio de quatro alunas do curso de Ciências Contábeis da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). O projeto faz parte da disciplina de Estágio Supervisionado e ocorreu dentro da Cozinha Social (Unidade Central de Produção de Alimentos) da cidade de Toledo.

Para que fosse possível realizar a pesquisa, o orientador, professor Clóvis Fiirst, e as alunas fizeram todo o levantamento dos custos com base no ano de 2016. O estudo foi aplicado na Secretaria de Educação e Administração de Toledo durante o período letivo de 2017. A Cozinha Social do município é responsável pelo fornecimento da alimentação das escolas municipais. As estudantes tiveram que elaborar, aplicar e analisar uma ferramenta gerencial chamada Sistema de Informação de Custo.

Saber o custo de algum objeto faz muita diferença na hora da tomada de decisões, e quando se trata do setor público, isso parece ainda mais pertinente, pois envolve recursos públicos. “Esse é um tema pouco discutido no cenário público. Não temos muitas pesquisas nessa área, o Governo Federal já deu um pontapé inicial, mas os estados e municípios ainda não têm essa ferramenta funcionando”, explica o professor Clóvis Fiirst.

O objetivo da pesquisa foi criar uma ferramenta que levantasse os custos gerados para que depois as estudantes pudessem avaliar o resultado e apontar medidas de redução de custos ou melhor aplicação dos recursos. “A discussão é essa: a elaboração de metodologias dentro do setor público relacionadas a custo e essa informação gerada, que agora o município tem”, esclarece o orientador do projeto.

Para se ter uma ideia, a administração pública estava realizando um estudo paralelo para terceirizar a merenda escolar. O estudo da Unioeste deu subsídio para a nutricionista da Cozinha Social avaliar essa possibilidade. A conclusão é que ainda compensa manter essa estrutura para produzir e distribuir a merenda. “Por que essa informação é importante para o gestor público? Para que ele possa planejar os orçamentos. O prefeito tem responsabilidades de eficiência na qualificação do processo do gasto público”, ressalta Fiirst.

Além de toda informação gerada para o município, o projeto representa um passo importante para a comunidade científica na avaliação do professor, que defende a contribuição prática que a universidade pode dar à sociedade. “Isso é resultado do capital humano da universidade que tem uma contribuição social muito grande”, conclui.