Cotidiano

Aluna do município é finalista na Olimpíada de Português do Paraná

Cascavel – Andreza Belotto, 16 anos, aluna do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual do Campo do Distrito de Rio do Salto, interior de Cascavel, está entre os 50 finalistas da Olimpíada Rural, na modalidade de Português, do PER (Programa Empreendedor Rural). Ela participa do curso JAA (Jovem Agricultor Aprendiz) de Bovinocultura de Leite, iniciado dia 1 de setembro e que se estenderá até 13 de dezembro, promovido pelo Sindicato Rural Patronal de Cascavel, Senar-PR e Colégio Estadual do Campo de Rio do Salto.

Amanhã, em Curitiba, no Expotrade Pinhais, Andreza Belotto vai participar da prova final elaborada por especialistas. Os três melhores da disciplina serão premiados com um tablet cada.

A Olimpíada Rural é realizada no âmbito estadual pelo Sistema Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), através do Senar-PR, que em Cascavel tem a parceria também do Sindicato Rural Patronal. O concurso é desenvolvido nas modalidades de Português e Matemática. Participam alunos que cursaram ou cursam os Programas Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) e Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ) ao longo de 2016. O objetivo é estimula o conhecimento nestas áreas.

Este ano, foram 962 inscrições, sendo 539 de matemática e 423 de português. E neste dia 2 de dezembro, os finalistas farão a prova final. Serão premiados três alunos em cada modalidade.

CARAVANA DE CASCAVEL

Neste dia 2 de dezembro, no Expotrade Pinhais, em Curitiba, além da premiação da Olimpíada Rural, haverá a festa estadual de premiação do Programa Empreendedor Rural. De Cascavel, vão partir três ônibus levando 120 alunos que, neste ano, participaram dos cursos Jovem Agricultor Aprendiz, Empreendedor e Mulher Atual, realizados pelo Sindicato Rural Patronal de Cascavel e Senar-PR.