Saúde

Alto Paraná (PY) retoma distribuição de Ivermectina à população

Governo departamental pretende distribuir 150 mil comprimidos

Alto Paraná (PY) retoma distribuição de Ivermectina à população

O governo do departamento de Alto Paraná, no Paraguai, retoma nesta semana a campanha de vermifugação, com a distribuição de 150 mil comprimidos do medicamento Ivermectina. A primeira etapa da campanha foi em setembro.

A distribuição do medicamento acontece em conjunto com atendimento médico à população, no centro de Cidade do Leste. O governador González Vaesken, salientou que a distribuição acontece sob protocolos sanitários. “Não devemos baixar a guarda”, disse.

A iniciativa única de Alto Paraná foi questionada pela comunidade médica departamental, sendo que o uso da Ivermectina não é reconhecido pelo Ministério da Saúde do Paraguai no combate contra a covid-19.

O governo de Alto Paraná se defende informando que a campanha é baseada na recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que pede duas campanhas de vermifugação por ano na população.

Na primeira etapa da distribuição, Vaesken disse que o objetivo da campanha é “fortalecer o sistema imunológico da população nessa pandemia de Covid-19”.