Cotidiano

Alto diplomata dos EUA vê caminho aberto para ajuda à Venezuela

WASHINGTON – O diálogo entre o governo venezuelano e a oposição poderia criar uma plataforma para que ambos possam, juntos, pedir ajuda à comunidade internacional, disse o subsecretário de Estado americano para Assuntos Políticos, Tom Shannon. O alto diplomata se reuniu com autoridades venezuelanas, incluindo o presidente Nicolás Maduro, e figuras da oposição em Caracas.

Tendo em conta os pontos de vista opostos na Venezuela, as conversas mediadas fora de Caracas poderiam ajudar a resolver suas diferenças, disse Shannon.

— A esperança é que isto pode ser usado não só para resolver as diferenças políticas, mas também para criar uma plataforma a partir da qual tanto o governo como a oposição podem pedir ajuda da comunidade internacional para abordar algumas das crises muito significativas que a Venezuela enfrenta agora. Cabe às duas partes para determinar se os facilitadores são os caminhos corretos. Nossa visão é que eles são, neste momento — disse Shannon a repórteres.

Durante a visita, Shannon também se reuniu com o ex-chefe de governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero. Junto aos ex-presidentes Martin Torrijos (Panamá) e Leonel Fernández (República Dominicana), ele tenta facilitar o diálogo interno.

Apesar dos protestos da chanceler Delcy Rodríguez, a maioria dos Estados-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) apoiou um movimento pelo chefe da OEA, Luis Almagro, para invocar a Carta Democrática do órgão. Isto poderia, eventualmente, levar à suspensão da Venezuela do bloco regional

— A Venezuela se sentiu desconfortável com todo o processo — admitiu Shannon.