Educação

Alimentação Saudável: um projeto de vida

No colégio atividades com esse intuito estão presentes no dia a dia

Comer bem não pode começar só na vida adulta. A alimentação saudável deve ser algo presente desde os primeiros anos de vida, e uma das formas mais eficientes de iniciar esse processo é com a ajuda da escola. No Brasil, uma parcela significativa da população não se alimenta corretamente e isso é um dos grandes desafios que o sistema de saúde tem enfrentado. As crianças, neste sentido, estão no foco das ações que combatem os hábitos alimentares inadequados e causadores destes males. Estima-se que uma em cada três crianças no Brasil é obesa e os distúrbios alimentares como anorexia e bulimia precoces têm crescido, assim como a depressão associada.

Desde que o país iniciou o processo de sair do mapa da fome mundial, passou a ser um país propenso a ter uma população obesa. A partir daí começaram a vigorar leis que regulamentam e tentar impedir ao máximo o consumo de alimentos industrializados e nocivos à saúde das crianças. Tais leis visam proteger os pequenos desde a propaganda em determinados horários, nos veículos de comunicação, até a comercialização de lanches nas cantinas das escolas.

É importante que além de seguir as leis, criem-se na escola alguns hábitos saudáveis, pois nem sempre as famílias têm o costume de consumir alimentos naturais e ricos em nutrientes. Isso se deve, muitas vezes, a uma tradição que se estabeleceu na infância dos pais. Numa época em que os refrigerantes e doces eram vistos como algo bom, já que têm sabor e aparência marcantes e agradáveis. Além de que eram amplamente divulgados na mídia há algumas décadas. Hoje existe a consciência do valor nutricional e dos riscos embutidos nos alimentos industrializados, carregados de açucares e sódio, além dos corantes e demais aditivos, muitas vezes até mesmo cancerígenos.

Pois uma alimentação saudável traz diversos benefícios: previne muitos males (como obesidade, colesterol, diabetes, desnutrição e anemia), além de melhorar o humor e dar ânimo e força para encarar o dia.

A alimentação já faz parte até mesmo dos conteúdos presentes nos materiais como livros e apostilas, porém é na prática que se cria o hábito. Assim, diversos projetos e atividades são realizados dentro da escola. No Colégio Santa Maria isso está presente no dia a dia. Com objetivo de valorizar a qualidade dos alimentos em nossa vida, foi desenvolvido com os alunos o Projeto Alimentação Saudável. Nele os alunos produzem alimentos como sucos naturais, saladas, bolos entre outros. Após preparar eles consomem estes alimentos para que compreendam todo o processo e valorizem a comida feita por suas próprias mãos.

Comemoração do Dia da Água: 22 de Março

A professora Rosângela muito animada relatou aos alunos do 3º Ano A do ensino fundamental 1, a história da gotinha plim. Eles pesquisaram sobre o Dia Mundial da Água, para saber como devemos economizá-la e qual a utilidade da água em nossa vida. Essa pesquisa auxiliou na produção de um texto.