Cotidiano

Alimentação saudável: Município pretende ampliar produção na horta municipal

A manhã de ontem foi de bastante trabalho para a equipe da Horta Municipal, localizada no bairro Santa Cruz, com a colheita de mil pés de alface para entrega a entidades, escolas e Cmeis de Cascavel.

Desde a revitalização do espaço pela prefeitura, essa é a segunda vez que verduras são colhidas. Nesse momento, além de alface, há distribuição de cebolinha e um pouco de mostarda. Repolho, chicória e couve ainda estão em fase de crescimento.

A horta é considerada referência para o Programa de Agricultura Urbana e deve receber investimentos para melhorar a produção. “Estamos prevendo a aquisição de cerca de R$ 30 mil em insumos para um ano de plantio na horta. São sementes, fertilizantes, corretivos e insumos necessários à produção”, afirma a Secretaria de Agricultura, ao garantir que o processo de licitação está em andamento.

Ainda segundo a Secretaria, haverá escalonamento de produção para atender as entidades. “Atenderemos as entidades a cada duas semanas e depois semanalmente. Pretendemos atingir a meta de 400 mil pés de verduras por ano e aproximadamente oito mil semanal”.

O repasse à população é previsto por meio do programa Agricultura Urbana, já instalado nos bairros Cascavel Velho e Interlagos e que deve se expandir conforme a demanda de moradores das outras regiões.