Política

Aliança com Osmar só depende do diretório nacional do PSB

Curitiba – O PSB nacional assumiu total controle sobre as conversações para eventual filiação ou aliança com o pré-candidato Osmar Dias, do PDT, segundo o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná. As informações são do Blog Contraponto.

Segundo Romanelli, os cinco deputados estaduais do partido continuam mantendo unanimidade quanto à aliança com Osmar e não se opõem que a ela se some também o MDB, cujo diretório paranaense é presidido pelo senador Roberto Requião.

A questão é simples: como os fundos partidário e eleitoral são definidos de acordo com o número de deputados federais eleitos pelos partidos, a distribuição de recursos e estratégias políticas, inclusive no âmbito dos estados, passaram a ser prerrogativa do diretório nacional. Esse entendimento é defendido pelo presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, e também por dirigentes de outras legendas.

Então, segundo Romanelli, as decisões deverão ser tomadas exclusivamente no nível do diretório nacional e a partir de diálogo direto com Osmar Dias. Ou seja, não haverá interferência dos parlamentares ou dos dirigentes estaduais do PSB.

Vários encontros entre o presidente Carlos Siqueira e o secretário-geral do PSB, ex-senador Renato Casagrande, com Osmar Dias vêm sendo realizados desde o ano passado. Uma nova rodada de conversações estava marcada para Brasília para a terça-feira passada (12), mas foi adiada para a próxima segunda-feira (19). Desta se espera o desfecho do assunto – para o sim ou para o não.