Cotidiano

Aliados farão ?treinamento? de Dilma para depoimento no Senado

BRASÍLIA – Os senadores Humberto Costa (PT-PE), José Pimentel (PT-CE) e Paulo Rocha (PT-PA) se reuniram com a presidente afastada Dilma Rousseff nesta quinta-feira e combinaram a realização na próxima semana de um ?treinamento? para o seu depoimento no Senado, previsto para ser realizado no dia 29. A ideia dos petistas é apontar para Dilma como devem ser os questionamentos dos seus adversários.

? Pedimos para conversar sobre o que imaginamos que será o depoimento. É difícil, mas não é uma batalha perdida ? diz Humberto Costa.

Os petistas acreditam que o depoimento de Dilma pode ajudar a reverter votos, mas que mesmo sem isso ocorrer ele será importante para a narrativa construída junto às bases de que a presidente está sofrendo um ?golpe?.

? A vinda dela pode ajudar a consolidar votos e a reverter, mas mesmo que não ocorra isso, vai ser um ponto definitivo da narrativa do que é esse processo porque ela terá condição de demonstrar de viva voz que não cometeu crime. Ela pode até ter cometido erros na política e na política econômica, mas não há crime. Será um depoimento valioso para embates futuros ? afirmou Humberto Costa.

Os aliados afirmam que Dilma não virá com intenção de agredir nenhum adversário e que caberá ao Senado e ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, garantir um alto nível no debate. Dizem ainda que a presidente está preparada para responder sobre os aspectos técnicos do processo e demonstrar não ter havido irregularidades nas pedaladas fiscais e nos decretos de crédito suplementar.