Cotidiano

Aliados de Temer temem que proposta de nova eleição ganhe adeptos

rogerio-rossoBRASÍLIA ? Parlamentares da base governista na Câmara estão receosos da repercussão negativa da proposta de antecipação da eleição presidencial, feita nesta terça-feira no plenário do Senado pelo líder do Democratas, Ronaldo Caiado (GO). Segundo Caiado, o presidente Michel Temer tem que “balizar” esse momento de crise institucional e que em certas situações os governantes podem fazer um “gesto maior” de abrir mão de seu mandato.

Novas eleições

O líder do PSD na Câmara, Rogério Rosso (DF), pediu cautela aos defensores da ideia por causa do momento delicado do país.

? O momento é de equilíbrio e serenidade. Precisamos ter cautela para não customizar a Constituição em momentos de instabilidade política e institucional ? ponderou Rosso.

Para o deputado Nilson Leitão (PSDB-MS), a proposta de Caiado cria um clima ruim.

? Não complica a situação da base, mas cria um clima ruim e acaba arrastando seguidores da ideia ? diz o deputado.

Já líderes da oposição comemoraram a adesão de um líder de partido da base, a proposta que começou a ser martelada ontem nos plenários do Senado e Câmara. A oposição pede a renúncia de Michel Temer e Caiado hoje pediu do presidente ?um gesto de grandeza?.

? Outros líderes da base começam a dizer que Temer já foi . Há que se pensar em uma saída, dizem eles ? avaliou o ex-líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE).

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), também defendeu hoje a renúncia de Temer e a antecipação da eleição presidencial de 2018. O petista disse que o momento é de defender apenas a antecipação da eleição presidencial de 2018 e não eleições gerais, como prevê o presidente nacional do PT, Rui Falcão.