Cotidiano

Aliados cobram posição de Temer contra o aumento dos ministros do STF

BRASÍLIA ? Antes mesmo do fim do julgamento do impeachment de Dilma Rousseff, dado como certo por membros do governo interino de Michel Temer, aliados do PSDB e do DEM cobram posicionamento claro do presidente em exercício contra o reajuste dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo os aliados, com sua efetivação, o governo terá que mostrar ao país sinais fortes de comprometimento com o ajuste fiscal e unificação de sua base em torno dessa questão, a começar pelo próprio PMDB de Temer, que vem defendendo a aprovação do ajuste.

? Espero que o day after seja um momento novo desse governo, onde não haja mais ambiguidades. Esperamos que ele (Temer) faça isso (se posicione contra o aumento do Supremo), é a nossa expectativa ? afirmou Aécio nesta terça-feira.

O senador Aécio afirmou que é preciso coragem para enfrentar a aprovação de propostas estruturais que tirem o país da crise financeira e evitar aumento de gastos:

? Nós temos uma agenda dura pela frente e temos que ter coragem para enfrentá-la, em especial o governo que, na minha opinião, toma posse amanhã (quarta-feira). Essa agenda não comporta dúvidas, muito menos ambiguidades. Na avaliação do PSDB, não é mais hora de novos gastos. Pelo contrário, é hora de reduzir o peso do estado, termos políticas públicas melhor qualificadas, mas sobretudo, sinalizar para o futuro que teremos o equilíbrio das contas públicas e e da própria Previdência.

O presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia (RN), engrossa o discurso a favor da contenção de gastos e da necessidade de posicionamento de Temer contra os reajustes salariais:

? O governo tem que deixar claro, mais do que suas posições, as suas razões para a importância do ajuste.

Caso Temer não se posicione de maneira firme em relação a esse e outros pontos, avaliam aliados, será complicado até mesmo segurar os comandados em uma posição única contrária ao aumento do Supremo e também de outras categorias do funcionalismo público.