Cotidiano

Aliado de Cunha é escolhido para relatar recurso na CCJ

ronaldo-fonseca.jpg

BRASÍLIA ? O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Osmar Serraglio (PMDB-PR), escolheu nesta segunda-feira o deputado Ronaldo Fonseca (DF), do PROS, para relatar o recurso apresentado pela defesa do presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Eduardo Cunha

Considerado um aliado do peemedebista, Fonseca é evangélico da Assembleia de Deus, mesma igreja de Cunha. Em dezembro do ano passado, ele chegou a conversar com integrantes do Conselho de Ética para convencê-los a votar contra o relatório elaborado por Fausto Pinato ? relator depois destituído por Cunha ? que pedia a admissibilidade do processo de quebra de decoro contra o presidente afastado. Apesar de ter atuado junto a membros do Conselho, Fonseca não era sequer membro do órgão.

Em nota, Serraglio elogia Ronaldo Fonseca, a quem chama de “prestigiado parlamentar” e exalta ainda sua “competência e experiência como advogado”.

No documento, entregue na semana passada, Cunha questionou vários pontos do relatório elaborado pelo Conselho de Ética e que pode levar à cassação de seu mandato. Um dos questionamentos foi o de que o relator do processo, deputado Marcos Rogério, que era do PDT quando foi escolhido, mudou para o DEM, partido do mesmo bloco do PMDB, o que não é permitido. Rogério alega que, quando da escolha de seu nome, ele era do PDT, e que por isso o questionamento de Cunha não tem razão de ser.

O presidente da CCJ diz que a escolha de Ronaldo Fonseca levou em conta, também, a restrição de políticos de partidos que são do mesmo bloco do PMDB.