Cotidiano

Alfredo Bertini, secretário do Audiovisual do MinC, deixa o cargo

2015 812265543-alfredo bertini.jpg_20150430.jpgRIO ? Menos de 20 dias depois da saída do ex-ministro da Cultura Marcelo Calero, o economista Alfredo Bertini pediu demissão do cargo de Secretário Nacional do Audiovisual nesta quinta-feira. Bertini ficou menos de seis meses no cargo. Em carta enviada à equipe, o criador do Cine PE apenas se diz orgulhoso de ter feito parte do governo e frisa que deixou ?alguns marcos definidos?, como ?a intenção de ajustar o Audiovisual ao inevitável processo de mudanças tecnológicas? e a ?prioridade de se promover a capacitação profissional para o enfrentamento dessa realidade econômica?.

Ele não foi encontrado para comentar a saída.

A íntegra da carta:

?Aos Amigos e Parceiros de Trabalho

O gesto de despedida costuma ganhar uma dimensão de felicidade, quando há boas lembranças por se evidenciar. O sentimento do dever cumprido e do exercício digno e fiel aos ideais também são agentes dessa satisfação, mesmo que a missão maior ainda esteja por ser construída.

Minha contribuição para o Audiovisual brasileiro, no ofício de Secretário do MinC, está encerrada. Orgulha-me ter sido componente do atual Governo, ao qual agradeço pela confiança depositada. Apesar do tempo curto, penso que pude deixar alguns marcos bem definidos. Do conjunto de servidores que se mostrou motivado e engajado até muitos parceiros integrantes da cadeia produtiva, saio com a convicção de que novos conceitos e valores foram muito bem plantados. E isso me serve muito.

Enfim, a intenção de ajustar o Audiovisual ao inevitável processo de mudanças tecnológicas, que nos leva à compreensão econômica da atividade, está aí sedimentado. Encarar essa realidade da Economia no Audiovisual, mesmo em tempos de dificuldades fiscais, é um desafio hoje palpável. Os instrumentos já estão delineados. Ademais, a prioridade de se promover a capacitação profissional para o enfrentamento dessa realidade econômica também está ao alcance. Um modelo inédito e exequível. São dois pontos que deixo, à mercê de qualquer idéia de indução, como um discreto legado, em meio ano de trabalho árduo e complexo. Natural até pela diversidade do setor.

O importante é que, diante dessa circunstância tão meritória, fruto do exercício coletivo de toda uma equipe comprometida e parceiros sintonizados, encontro-me hoje mais enriquecido. Isso é o que nos move a continuar na luta, pois ao apostar nas idéias de renovação, agindo com ética e respeito, as conquistas serão sempre reais.

Ser visionário pode não representar o essencial por algum momento , mas não tenho dúvida de que trazer para a vida real a visão do futuro não tem momento…e é mais do que essencial.

De coração, muito obrigado!?