Cotidiano

Alexandre de Moraes diz que ficou ?surpreso? com sabatina em barco

BRASÍLIA – Indicado para suceder Teori Zavascki como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes disse que foi “surpreendido” ao ser convidado para um jantar que ocorreu num barco do senador Wilder Morais (PP-GO), na última terça-feira. Em nota, o ministro da Justiça licenciado disse que chegou ao endereço e então ficou sabendo que o jantar seria na chalana Champagne, uma casa flutuante que fica atracada perto da residência do senador no Lago Sul.

Moraes divulgou nota nesta sexta-feira explicando o encontro. Mas integrantes da cúpula do Senado consideraram um erro ele ter participado da conversa e alertaram Alexandre de Moraes ´para “só ter encontros dentro do Senado”.

? Ele está chateado. Mas claro que houve desgaste ? disse um senador aliado do Palácio do Planalto.

A irritação de senadores aliados é que a ideia foi do assessor do presidente Michel Temer, Sandro Mabel. Na noite de terça-feira, um grupo de senadores foi convidado para um jantar com a presença de Moraes.

? O ministro ficou lá meia hora. Não vejo nada demais nisso não. Tenho uma relação com o Moraes, sempre brinco que somos primos por causa do sobrenome Moraes. O meu barco é uma casa dentro da água e lá te, um espaço gourmet dentro dele muito bom. Por isso, foi lá. O garçom já estava com tudo arrumado lá ? disse Wilder ao GLOBO.

O senador disse que imprensa está superdimensionando o caso:

? Ele estava num encontro com senadores. Mas vai passar por uma sabatina.

O ministro, segundo interlocutores, ficou preocupado com a repercussão do caso.

“Fui convidado para expor meus pontos de vista em reunião com o Bloco Moderador, composto por 9 senadores dos partidos PR – PTB -PRB- PSC-PTC. A reunião foi agendada no endereço QL 22 Conj 10 casa 20. Compareci e fui surpreendido que a reunião ocorresse em um barco atracado nessa residência. Tivemos uma conversa séria e respeitosa, assim como venho fazendo em todas reuniões com os demais senadores”, disse Alexandre de Moraes, em nota.

O encontro se transformou numa verdadeira “sabatina informal” de Moares. A formal deverá ocorrer no dia 22. Coube ao senador Sérgio Petecão o momento mais incisivo da conversa, ao perguntar diretamente ao ministro se ele tinha ligações com o chamado PCC (Primeiro Comando da Capital).

? Ele respondeu que foi um dos sócios do escritório dele, em São Paulo, defendeu alguém ligado ao PCC. Mas ele não se alterou. Ele é muito frio. E ainda chegou uma hora atrasado e ficou 40 minutos _ contou um dos participantes.

A conversa, na maior parte do tempo, se concentrou no currículo de Moraes. Ele não quis responder a perguntas sobre Lava-Jato. A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) fará a sabatina de Alexandre de Moraes, sendo que na sua composição há dez senadores investigados pela Lava-Jato: cinco titulares e cinco suplentes.

Petecão disse AO GLOBO que não conhece o indicado e que, por isso, quer saber de sua ligação com o PCC.

Participaram do encontro os senadores Benedito de Lira (PP-AL), investigado pela Lava-Jato; Cidinho Santos (PR-MT), Davi Alcolumbre (DEM-AP), Ivo Cassol (PP-RO), Wilder, Petecão e Zezé Perrella (PMDB-MG), além de Sandro Mabel.