Esportes

Alex diz que o time do Internacional aceita ser rebaixado

alex.jpgUma sucessão de fatores fez o Internacional ganhar uma antipatia de torcedores de todo o Brasil. Primeiro, o vice de futebol Fernando Carvalho disse, temoroso com o rebaixamento, que o time vivia uma “tragédia particular” e que temia pelo fim do campeonato brasileiro. Pouco adiantou o dirigente pedir desculpas pelas palavras, os perfis do Internacional nas redes sociais foram bombardeados por críticas de torcedores de diferentes clubes. E os próprios colorados vêm se manifestando com veemência contra o posicionamento do clube.

“Sou colorado e digo que o Sport Club está tendo um ato ridículo… Meu time está me fazendo passar mais vergonha do que ser rebaixado”, escreveu um torcedor identificado como Alexey Ribeiro, em um espaço para comentários na página do Internacional no Facebook.

Ao fim do treino de quinta-feira, dois dias após toda a confusão causada por Fernando Carvalho, os jogadores do Internacional foram juntos para a entrevista coletiva dizer que não tinham condições emocionais de jogar esta última rodada. Nesta sexta-feira, o meia Alex disse que aceita o rebaixamento do Internacional caso não ocorra a última rodada.

– Vou repetir para que se compreenda totalmente. Se for o caso, aceitamos a posição em que nos encontramos, reconhecendo o campeonato ruim que nós fizemos. É isso. Não é pensar em campeão, em rebaixado, nada mais importa. Só o sentimento pelo que aconteceu – disse Alex, completando. – Vamos acatar o que for definido, se tivermos que jogar, vamos jogar. Mas nosso sentimento é de não ter a última rodada, e sendo assim, podemos ser rebaixados.

inter 2.jpgQuase ao mesmo tempo da entrevista dos jogadores na quinta-feira, o clube ingressou no STJD alegando ter novas provas acerca de uma suposta irregularidade na inscrição do zagueiro Victor Ramos, do Vitória, que também está na luta contra o rebaixamento. Caso seja comprovada a irregularidade, o clube baiano perderia os pontos no campeonato.

Na mesma quinta-feira, o presidente Vitorio Piffero tentou minimizar a confusão causada e disse que não era para ter “mais futebol em 2016”. Mas quando foi indagada se aceitava o rebaixamento, o dirigente deu a entender que não ao falar que “não via esta como a melhor solução”.

Na manhã desta sexta-feira, o diretor de futebol Ibsen Pinheiro disse que os pedidos dos atletas para não jogar a última rodada não refletia o posicionamento do clube.

– Não foi o Internacional, foram os atletas do Internacional, que por mais relevantes que sejam, não falam pelo clube, falam por si. E, segundo, não foi pedido de cancelamento, porque o cancelamento produz efeitos que ninguém pode imaginar quais sejam. O que os atletas disseram é que não se sentem em condições de entrar em campo – disse Ibsen à Rádio Gaúcha.

Em seguida, o Internacional divulgou uma nota oficial dizendo que “em nenhum momento expressou qualquer proposta que afetasse a competição.”

Confira a nota na íntegra:

“Os atletas profissionais do Sport Club Internacional manifestaram publicamente seu profundo sentimento de dor e solidariedade diante da fatalidade que atingiu a Chapecoense, o futebol brasileiro e toda a comunidade esportiva no mundo inteiro, e o fizeram em seu próprio nome, com o protagonismo que suas relações profissionais asseguram, num Clube que historicamente os respeita como os principais agentes do futebol, juntamente com o torcedor, sem discriminação de qualquer espécie.

A direção do Internacional compreendeu e respeitou a manifestação de seus profissionais, e o fez pela palavra de seu Presidente, mas em nenhum momento expressou qualquer proposta que afetasse a competição.

O Internacional reafirma seu compromisso com a legalidade e os fundamentos morais de toda competição, o que faz com o mesmo respeito que merecem os resultados de campo, sejam os desfavoráveis, como os mais recentes, sejam as imensas conquistas da sua história. Qualquer que seja o caminho a que nos destinem os próximos resultados, o Internacional o percorrerá com a sua invariável dignidade.”