Cotidiano

Alertas na palma da mão

Cascavel – A partir desta segunda-feira, o paranaense poderá receber via celular alertas de eventos meteorológicos severos. A novidade foi anunciada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. O sistema começou a funcionar como projeto-piloto em junho, primeiramente em cinco municípios do Estado. Os municípios paranaenses que apresentam o maior número de ocorrências de desastres – Prudentópolis, Santo Antônio do Sudoeste, Querência do Norte, Salto do Lontra e Rondon.

O serviço estará disponível em todo o território nacional até março de 2018, iniciando por Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Para receber os alertas de ocorrências de chuvas de granizo, tempestades e vendavais, os paranaenses precisarão responder, com o número do seu CEP, a mensagem que será enviada pelas operadoras telefônicas entre os dias 16 e 20 de outubro. Caso não receba a mensagem, é possível se cadastrar enviando um SMS para o número 40-199 com o CEP de sua residência ou de outros locais de interesse em qualquer período. Os usuários podem cadastrar quantos endereços quiserem.

Serviço

O serviço, sem custo para a população, é feito em parceria com o Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e operadoras de telefonia móvel. “O sistema ainda está em fase experimental, mas até o fim do ano já estaremos bem maduros”, explicou o coordenador executivo da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Edemilson de Barros.

Alertas

Atualmente já são enviados alertas por SMS aos gestores municipais e à rede estadual de Defesa Civil, além dos cinco municípios que já tinham o serviço cadastrado. “Quando houver a confirmação de um evento meteorológico severo iremos reportar para a toda a população. O importante agora é que as pessoas retornem o SMS que receberem das operadoras e fiquem tranquilas”, salientou Barros. “O nosso propósito é alertar situações que possam ocorrer, para que a população se prepare antecipadamente”, destacou.

Rede estruturada

O meteorologista e chefe de Monitoramento do Cenad, Tiago Molina Schnorr, explicou que o sistema começará a operar por Paraná, Santa Catarina e São Paulo porque os três estados já têm uma rede estruturada de Defesa Civil e em razão dos fortes eventos climáticos que atingem a região, principalmente durante a primavera e o verão.

O sistema começou a ser elaborado a partir da promulgação da Lei 12.340/14, que trata da prevenção ao risco de desastres. A lei obriga as empresas de telefonia móvel a transmitir gratuitamente informações de alerta à população sobre risco de desastre.