Cotidiano

Alerta redobrado: Oeste tem cinco cidades em epidemia de dengue

Confirmações da doença na região chegam 2.208, com 9.423 casos suspeitos

Cascavel – Nesta semana, o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde confirmou 8.728 casos de dengue em todo o Paraná, 2.208 deles na região Oeste. As notificações em todo o Estado passaram para 48.620, com 13 óbitos. Além do número elevado de confirmações, outro agravante foi divulgado no início da noite de ontem.

A lista de cidades em epidemia da doença subiu de 16 para 18 em apenas sete dias. Neste caso, o cenário da dengue na região fica ainda pior, já que agora são cinco as cidades em epidemia, com destaque para Medianeira (150 casos confirmados) e Santa Helena (108), os mais recentes episódios.

Respectivamente, a incidência de casos a cada 100 mil habitantes é de 1.335,46 e 316,36. Os outros municípios do Oeste que enfrentam há algumas semanas o mesmo problema são Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Serranópolis do Iguaçu. 

O que subiu também foram os casos positivos de zika vírus. Conforme o levantamento, são 93 confirmações no Paraná e sete na região. Cinco das confirmações do Oeste foram divulgadas pela Sesa, e outras duas, de Tupãssi e Cascavel, foram confirmadas pelas secretarias municipais de Saúde. Ao todo, são dois casos em Foz do Iguaçu, dois em Cascavel, um em Serranópolis, um em Toledo e outro em Tupãssi. As notificações em todo o Estado chegam a 555.

Febre chikungunya

Os casos confirmados de febre chikungunya no Paraná chegam a 26 e 346 notificações. Em Cascavel, não há nenhuma confirmação, apenas 28 suspeitos.