Cotidiano

Alerta Laranja: frente fria e ciclone deixam região Sul em alerta de temporal

A frente fria deve chegar na região Sul neste sábado (16) aumentando as áreas de instabilidade

Alerta Laranja: frente fria e ciclone deixam região Sul em alerta de temporal

O fim de semana será marcado pela chegada de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical que avança pela região Sul do país aumentando os riscos de temporais com chuva e ventos de até 100km/h no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As informações são do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

O Climatempo destaca que a frente fria deve chegar na região Sul neste sábado (16) aumentando as áreas de instabilidade a partir da tarde em todo o Rio Grande do Sul. “No centro-sul e no oeste gaúchos a previsão é de chuva forte e volumosa e a chuva começa ainda no período da manhã. Há previsão de temporais, com chuva e vento fortes também no noroeste e no norte do RS, no interior de SC e do PR”, afirma a previsão.

A tendência é que a partir de domingo as áreas de instabilidade se espalhem, com risco de temproais em quase todas as áreas da região sul. “No leste de SC e do PR é que o tempo ainda fica aberto e as pancadas de chuva ocorrem de forma mais localizada e com menor volume acumulado, principalmente entre a tarde e a noite”, prevê a consultoria.

Falando em volumes, o modelo Cosmo INMET tem a previsão de acumulados entre 20 e 40 mm no oeste do Rio Grande do Sul a partir de domingo (17) e áreas de instabilidade em toda a região sul do Brasil a partir de sábado. Para Santa Catarina e Paraná, o modelo também indica chuvas expressivas, com precipitação entre 20 e 60 mm nos dois estados.

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias no Sul do Brasil: 

As previsões mostram ainda que as áreas de instabilidade devem avançar até áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil no final de semana. O estado de São Paulo continua em alerta para temporais nos próximos dias. “Os ventos continuam canalizando muito ar quente e úmido vindo do Norte do país em direção à São Paulo”, afirma.

Para o Centro-Oeste, o modelo Cosmo mantém áreas de instabilidade para toda área, com destaque para o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que devem receber os maiores volumes, entre 20 e 40 mm nas próximas 36 horas. Também há previsão de chuvas para Goiás, porém com volume mais baixo.

São previstas chuvas para o Tocantins, com precipitação de até 60 mm no sul do estado. Há ainda previsão de chuvas para os demais estados do Matopiba, mas com volumes baixos.

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 

93 horas - Inmet

Fonte:  Notícias Agrícolas via Climatempo