Cotidiano

Alerj vai convocar secretário de Segurança para explicar medidas para conter violência no Estado

RIO – O secretário de Segurança José Mariano Beltrame será convidado para uma sabatina na próxima terça-feira na Assembleia Legislativa do Rio, para explicar como pretende conter a escalada da violência no estado. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira pelo presidente da Casa, Jorge Picciani (PMDB). A iniciativa foi a fórmula encontrada para acalmar os ânimos da bancada do PMDB que iniciou um movimento na Alerj pela saída do secretário do cargo. A reunião será com as lideranças de todos os partidos da Alerj. Para muitos parlamentares, a permanência do secretário não tem mais apoio dos policiais civis e militares.

Antes de anunciar que o secretário iria ser convidado para prestar esclarecimentos aos parlamentares, Picciani conversou com parte da bancada do partido. O presidente da Alerj afirmou que o secretário é um servidor público exemplar que tem contribuído com a segurança pública do estado nos últimos dez anos.

— Beltrame é uma referência na segurança pública. O que nós estamos vivendo é uma grande crise. No país e no estado. O secretário tem enfrentado as maiores dificuldades por falta de recursos e muitos deputados estão muito preocupados com as áreas que estão fora do eixo das olimpíadas, que estão rigorosamente desguarnecidas e o próprio secretário reconhece isso. Então nós vamos discutir com o secretário na próxima terça-feira de que forma nós podemos priorizar essas áreas de maior incidência (criminal) — afirmou Picciani.

O líder da bancada do PMDB na Alerj, André Lazaroni, também fez questão de dizer que a bancada não decidiu nada, na reunião que aconteceu às 14h, mas não escondeu sua posição:

— O que nós estamos vendo nas conversar com os policiais, com coronéis e soldados, é que o secretário perdeu sua liderança. É como um técnico de futebol que não conta mais com o apoio de seus jogadores. Ele coloca o time em campo, mas ninguém joga — resumiu Lazaroni.