Cotidiano

Aleppo sofre bombardeios em áreas rebeldes após três semanas de pausa

MIDEAST-CRISIS_SYRIA-HOSPITAL-G7S30GN1O.1.jpgALEPPO ? A cidade de Aleppo, na Síria, foi alvo de intensos bombardeios nesta terça-feira, após três semanas de pausa, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH). A televisão estatal síria afirmou em seguida que o regime do presidente Bashar al-Assad conduziu os ataques em áreas rebeldes, a que chama de redutos terroristas. Há relatos de muitas pessoas feridas e pelo menos três mortes, mas ainda são poucas as informações disponíveis.

Segundo o OSDH, que tem base no Reino Unido, ataques foram relatados nas áreas de Haidariya, Masakin Hanano e Sheikh Faris. O episódio gera receios de que este seja o início de uma nova ofensiva do governo sobre Aleppo, que é considerada o epicentro da guerra civil da Síria. Os confrontos já duram cinco anos e provocaram a morte de centenas de milhares de pessoas.

HOSPITAIS SÃO ALVO

Em 24 horas, ataques aéreos atingiram três hospitais no Norte da Síria, de acordo com o observatório. Pacientes e membros da equipe médica ficaram feridos. Não ficou claro, segundo a organização, se os ataques foram conduzidos pela aviação síria ou russa.

O hospital da cidade de Awijel, no Oeste da província de Aleppo, foi alvo de bombardeios na madrugada desta terça-feira. Na segunda-feira, outros dois hospitais – um em Kafr Naha e outro em Atareb – já haviam sido atingidos por ataques aéreos.

O hospital de Atareb foi bombardeado cinco vezes e os ataques destruíram salas de cirurgia e a farmácia, danificaram ambulâncias e feriram funcionários da equipe médica. Ambos os hospitais já haviam sido atingidos por ataques aéreos no passado.

Organizações de direitos humanos acusam o regime sírio e seu aliado russo de atacar deliberadamente hospitais em áreas controladas pelos rebeldes. Damasco e Moscou negam as acusações.