Cotidiano

Aleppo sofre ataques aéreos russos mais violentos em dias

MIDEAST-CRISIS_SYRIADAMASCO ? Ao menos oito civis morreram nesta terça-feira nos bombardeios russos mais violentos em vários dias contra a parte rebelde da cidade síria de Aleppo (norte da Síria), afirmou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

? São os ataques aéreos russos mais violentos desde que o regime anunciou (em 5 de outubro) que reduziria os bombardeios na parte leste de Aleppo ? afirmou Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.

Os bairros rebeldes de Bustan al-Qasr e Ferdus foram particularmente afetados pelos ataques, de acordo com a ONG.

O correspondente da AFP na área rebelde da segunda maior cidade da Síria – ex-capital econômica do país – observou em Bustan al-Qasr um edifício que desabou, com corpos entre os escombros.

Também observou alguns capacetes brancos – socorristas voluntários da Defesa Civil local na zona rebelde – removendo os escombros com as mãos. Outros carregavam os corpos de duas crianças envolvidas em lençóis brancos.

Desde o início, em 22 de setembro, de uma grande ofensiva do exército em Aleppo, as forças pró-governo – com o apoio aéreo da Rússia – avançam na tentativa de retomar os bairros da zona leste da cidade, sob controle dos rebeldes desde 2012.

Os insurgentes estão cercados há mais de um mês.