Esportes

Alemanha volta à liderança no Ranking da FifA

Zurique – As vitórias no início do mês sobre República Tcheca e Noruega pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2018 fizeram com que a Alemanha ultrapasse o Brasil e assumisse a liderança do Ranking da Fifa, segundo a lista divulgada ontem pela entidade máxima do futebol.

Com a vaga garantida para o Mundial, a seleção brasileira, que vem de uma vitória sobre o Equador e empate com a Colômbia, pelas Eliminatórias Sul-Americanas, está na segunda colocação, seguida por Portugal.

Já a Argentina, atualmente ocupando o quinto lugar nas Eliminatórias, e que hoje disputaria a repescagem contra a Nova Zelândia, representante da Oceania, caiu uma posição, ficando em quarto.

Abaixo dos líderes, a Bélgica subiu quatro posições e entrou no top 5 após garantir sua classificação para o próximo Mundial. Já Portugal, atual campeão da Eurocopa, também "pegou o elevador" e chegou ao 3º posto. 

Outras subidas notáveis foram as de Cabo Verde (67º, subindo 47 posições), Luxemburgo (101º, subindo 35 posições), Bolívia (46ª, subindo 22 posições) e Dinamarca (26ª, subindo 20 posições). Tudo isso graças a boas vitórias ou empates nas eliminatórias contra seleções melhores colocadas: África do Sul, França, Chile e Polônia, respectivamente.

 

TOP 10 DA FIFA

1º Alemanha 1606

2º Brasil 1590

3º Portugal 1386

4º Argentina 1325

5º Bélgica 1265

6º Polônia 1250

7º Suíça 1210

8º França 1208

9º Chile 1195

10º Colômbia 1191

Brasil está garantido como

cabeça de chave na Rússia

Zurique – O Brasil estará entre os cabeças de chave da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Isso é certo depois que a Fifa anunciou, ontem, que manteve o sistema adotado nos dois últimos Mundiais, com o ranking do mês de outubro para definir o primeiro pote do sorteio dos grupos. A honra, além do país anfitrião, cabe aos sete melhores colocados na classificação mundial da entidade, que leva em consideração jogos dos últimos quatro anos.

Na atualização de setembro, divulgada nessa quinta-feira, a seleção brasileira aparece em segundo lugar, atrás da Alemanha. Já classificada, a equipe de Tite só depende de si para recuperar a ponta – basta vencer Bolívia e Chile nos jogos que restam -, mas o mais relevante é saber que nenhuma combinação de resultados deixa o Brasil abaixo da terceira colocação.

Caso o Brasil perca as duas partidas, aparecerá no ranking de outubro com 1453 pontos, marca que, além dos alemães, apenas a Argentina poderia superar, vencendo o Peru e pelo menos empatando com o Equador.

Na atual "zona dos cabeças de chave", não há outros campeões mundiais além de Alemanha, Brasil e Argentina. As outras vagas são provisoriamente ocupadas por Portugal, Bélgica, Polônia e Suíça. Enquanto Inglaterra, Uruguai e Itália têm chances quase nulas de serem cabeças, França e Espanha estão na briga para entrar no grupo dos sete primeiros. Os franceses, hoje em oitavo, podem pagar caro pelo tropeço em casa contra Luxemburgo na última data Fifa. Vale lembrar que portugueses e suíços se enfrentam na rodada final – um deles terá de disputar a repescagem em novembro.

Ingressos

A Fifa deu início ontem à venda de ingressos para a Copa do Mundo Rússia 2018. O único meio oficial de comprar os bilhetes é o próprio site da entidade: fifa.com/tickets. A venda dos ingressos será em três fases. Na primeira, até 12 de outubro, torcedores poderão se inscrever para entrar no sorteio inicial, não importando a ordem em que os pedidos sejam feitos, e nem os setores. A resposta da Fifa sobre o sucesso ou não de cada tentativa será divulgada até o dia 16 de novembro. Depois, de 16 a 28 de novembro, os bilhetes serão vendidos de maneira direta, para quem pedir primeiro. As entradas mais baratas para não-russos custam de R$ 326,11 a R$ 1.413.