Cotidiano

Alemanha reage à ameaça de Trump de taxar importação de carros

BERLIM – O empresário republicano Donald Trump assume a presidência dos EUA próxima sexta-feira, mas já causou mal estar com a Alemanha ao dizer que poderá impor uma taxa de 35% a veículos importados para o mercado americano, numa referência ao plano da BMW de construir uma planta no México e exportar para os Estados Unidos. Nesta segunda-feira, o ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, mandou uma advertência para Donald Trump sobre os perigos das políticas protecionistas.

?Quem quiser crescimento, e creio que este governo será amistoso com o crescimento, deve estar a fvor dos mercados abertos?, disse Schaeuble ao ?Wall Street Journal?. ?O protecionismo pode dar vantagens no curto prazo, mas quase sempre é danoso no longo prazo.?

As declarações de Trump foram dadas ao jornal alemão ?Bild?.

Um porta-voz da BMW afirmou que a fábrica da empresa em San Luis Potosi vai começar a produzir o BMW 3 Series a partir de 2019. A unidade no México será a terceira a produzir o modelo, ao lado de Alemanha e China. Um porta-voz da montadora alemã BMW disse que a empresa ?se sentia em casa nos Estados Unidos?, que empregava cerca de 70 mil pessoas no país, direta e indiretamente.

Trump afirmou que a BMW deveria construir sua fábrica nos Estados Unidos porque isso seria ?muito melhor? para a companhia. Ele destacou que a Alemanha é um importante país produtor de veículos, o que se observa pela presença frequente dos carros da Mercedes Benz nas ruas de Nova York, mas que não havia reciprocidade, já que os alemães não compram carros da Chevrolet no mesmo ritmo, o que torna a relação injusta. Ele se disse um defensor do livre comércio, mas não a qualquer custo.