Cotidiano

Alemanha nega que esteja preparando plano para resgatar Deutsche Bank

249707318_4.jpgFRANKFURT – O governo alemão negou nesta quarta-feira que esteja trabalhando em um resgate do Deutsche Bank, uma vez que a instituição reforçou suas finanças com a venda, por ? 1,085 bilhão, de sua filial britânica de seguros Abbey Life para a seguradora britânica Phoenix Life Holdings. Maior banco da Alemanha, o Deutsche Bank deverá pagar US$ 14 bilhões para encerrar uma investigação nos EUA sobre venda de títulos lastreados por hipotecas. DEUTSCHE BANK 2809

No fim de semana, a mídia alemã informou que o Deutsche Bank havia pedido apoio de capital ao governo. As preocupações com o peso da penalidade pressionaram as ações da instituição para um recorde de baixa na segunda-feira e elevaram preocupações sobre a saúde do setor financeiro na Alemanha, maior economia da Europa. As ações do Deutsche Bank, que perderam cerca de metade do valor neste ano, subiam 3,13% às 9:18 (horário de Brasília) desta quarta.

O Ministério das Finanças do país negou reportagem publicada pelo semanário ?Die Zeit? que afirma que o governo alemão e autoridades financeiras estavam trabalhando em um possíveis medidas para permitir que o Deutsche Bank venda ativos para outros bancos, o que reforçaria as finanças do banco. A publicação afirmou que o governo alemão poderia assumir uma participação direta de 25% no Deutsche Bank em caso de extrema urgência. O jornal não citou fontes.

O governo ainda espera que o Deutsche Bank não precise de apoio estatal e apenas cenários para um possível resgate estavam sendo discutidos até agora, disse o ?Die Zeit?. “Esta reportagem está errada. O governo alemão não está preparando um plano de resgate, não há razão para se especular sobre isso”, disse o ministério em comunicado.

Duas fontes da Reuters próximas do assunto afirmaram que a autoridade financeira da Alemanha, Bafin, não está trabalhando em um plano de emergência.

Um porta-voz do Deutsche Bank também negou a publicação do ?Die Zeit? e se referiu a uma entrevista nesta quarta-feira do presidente-executivo do banco, John Cryan, ao diário alemão ?Bild?. ?Em nenhum momento eu pedi apoio à chanceler. Nem sugeri qualquer coisa como isso?, disse Cryan ao Bild, em resposta a uma reportagem que afirma que o executivo pediu a Angela Merkel ajuda sobre multa.

Em comunicado, o banco informou que a Phoenix Life Holdings comprará 100% da Abbey Life.