Esportes

Alemanha massacra, Inglaterra passeia e França vira: as eliminatórias na Europa

No duelo entre antigos rivais, em data marcante (o Remembrance Day, em homenagem aos mortos da Primeira Guerra Mundial), a Inglaterra passou sem problemas pela Escócia no Estádio de Wembley, em Londres, por 3 a 0. Sturridge abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo, com uma bela cabeçada após cruzamento da direita de Walker. Livre, o camisa 9 desviou a bola com classe e mandou para o fundo da rede. No início do segundo tempo, aos 5 minutos, quando a Escócia pressionava em busca do empate, Lallana aumentou a vantagem inglesa. Após contra-ataque, Danny Rose recebeu na ponta esquerda e levantou a bola na área. Lallana marcou de cabeça. Aos 15, Cahill deu números finais ao jogo: Rooney cobrou escanteio, e o zagueiro inglês cabeceou.

A vitória deu à Inglaterra vantagem de dois na liderança do Grupo F das eliminatórias na Europa para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O time inglês tem agora 10 pontos em quatro jogos, contra 8 da Eslovênia, que ganhou de Malta (1 a 0), e 6 da Eslováquia, que goleou a Lituânia por 4 a 0.

TABELA: Jogos e classificação das eliminatórias na Europa

No Grupo A, em jogo de líderes, a França levou a melhor sobre a Suécia em Paris e se isolou na ponta. Os Bleus chegaram aos 10 pontos após quatro rodadas e deixaram os suecos com 7. A vitória francesa no Stade de France por 2 a 1 foi de virada. Forsberg marcou em cobrança de falta perto da área, numa bola que saiu com muito efeito e deixou o goleiro Lloris sem ação, aos 9 minutos do segundo tempo. O empate aconteceu logo depois, aos 12, para alívio da torcida francesa. Pogba marcou de cabeça, ao desviar a bola depois de Payet cobrar falta e fazer o cruzamento na área. E aos 20, Payet foi decisivo. Sidibé cruzou para Griezmann, em posição irregular. O goleiro Olsen tentou segurar no alto, mas soltou a bola ao dividir com o atacante francês. Ela então sobrou para Payet empurrar para a rede e determinar o placar final.

Os outros dois jogos da chave serão no domingo: Bulgária x Bielorrússia e Luxemburgo x Holanda.

Pelo Grupo C, a Alemanha aproveitou bem toda a fragilidade de San Marino. Na casa do adversário, aplicou um goleada generosa de 8 a 0. O massacre começou aos 7 minutos, com gol de Khedira. E aí surgiu o segundo, logo aos 9: Gnabry marcou. Aos 32, Hector fez 3 a 0. Veio o intervalo, e os alemães ficaram ainda mais animados. Aos 13 do segundo tempo, de novo Gnabry marcou, e aos 20 quem repetiu a dose foi Hector. Já estava 5 a 0, mas o pessoal ainda queria mais: Gnabry, outra vez, marcou aos 31 minutos. Mattia Stefanelli fez o sétimo aos 37, e Volland encerrou aos 40: 8 a 0.

Os alemães sobram na chave, com 12 pontos em quatro jogos, ou seja: 100% de aproveitamento. A seleção campeã do mundo tem 16 gols a favor e nenhum contra. A diferença para o segundo colocado é de cinco pontos. A Irlanda do Norte goleou o Azerbaijão por 4 a 0 e chegou aos mesmos 7 pontos do adversário. No outro jogo do grupo, A República Tcheca fez 2 a 1 na Noruega e agora soma 5 pontos, contra 3 dos noruegueses.

OUTROS RESULTADOS DESTA SEXTA

Grupo E

Armênia 3 x 2 Montenegro

Dinamarca 4 x 1 Cazaquistão

Romênia 0 x 3 Polônia.