Cotidiano

Alemães fazem protesto contra o acordo de livre comércio com os EUA

2016 939375903-201609170957538388_RTS.jpg_20160917.jpgBERLIM – Manifestantes se reuniram em sete cidades alemães neste sábado em atos contra acordos de livre comércio negociados entre a União Europeia (UE) e Estados Unidos e também contra o CETA, sigla em inglês de um pacto, também de livre comércio, com o Canadá.

Mais de 320 mil pessoas compareceram, segundo os organizadores. Segundo a AFP, os atos aconteceram em Berlim, Hamburgo, Frankfurt, Colônia, Stuttgart, Leipzig e Munique. Nesta última, milhares se reuniram na Odeonsplatz sob forte chuva.

? Não há tempo ruim, há apenas acordos comerciais ruins ? Karl Baer, do Instituto Ambiental de Munique, disse no início da manifestação diante de uma multidão com cartazes e bandeiras de organizações incluindo o Partido Verde alemão, sindicatos de trabalhadores, grupos de fazendeiros locais e organizações não governamentais, como o Greenpeace.

Os manifestantes argumentam que os acordos de comercio favoreceriam os processos de agricultura industrializados em detrimento da produção mais artesanal, que não recorre à engenharia genética. Eles defendem que estes pactos poderiam custar milhares de trabalhos e levar a padrões mais baixos de emprego e segurança alimentar.

Ministros do comércio dos membros da UE estão se preparando para uma reunião em Bratislava, na Eslováquia, no próximo dia 23. O TTIP (sigla em inglês para o pacto em negociação) tem o apoio da chanceler federal alemã Angela Merkel, mas é criticado por outros governos.

Funcionários dos governos do bloco, como o ministro do Comércio Exterior da França, Matthias Fekl, e o ministro da Economia da Alemanha, Sigmar Gabriel, já manifestaram seu ceticismo a respeito de um consenso sobre o acordo entre os EUA e a UE. Essa posição reflete a preocupação crescente em toda a Europa e nos Estados Unidos sobre o impacto que pode ser causado por esses acordos.