Cotidiano

Além de samba, Globeleza dança frevo e maracatu na vinheta do carnaval 2017; assista

RIO ? Pela primeira vez em muitos anos, a Globeleza deixou a pintura corporal de lado na vinheta anual de Carnaval da Globo. A dançarina Érika Moura, atualmente no posto, aparece com trajes que lembram o frevo, axé, maracatu e outros gêneros da cultura brasileira. Segundo os diretores de arte do novo clipe, o objetivo é representar todos os ritmos do Brasil em uma só festa.

? São muitas novidades. A diversidade vai aparecer muito mais. São muitos figurinos e muito mais do nosso folclore e do nosso carnaval em si. Achei bacana a roupa da Globeleza. A pintura em si sempre foi muito colorida, a roupa também trouxe fazer isso ? afirmou Érika Moura durante a gravação do vídeo. ? (A vinheta) Vem mostrando o bumba meu boi, o mestre-sala e a porta bandeira, o maracatu, o axé, a passista que não pode faltar, e o nosso frevo. Vinheta da Globeleza

Na internet, campanhas criticavam a antiga vinheta por objetificar o corpo da mulher e pela falta de representatividade. O diretor de arte de TV Globo Alexandre Romano ressaltou a inovação da vinheta deste carnaval.

? A gente está sempre pensando em fazer inovação, fazer diferente. Esse ano a inovação foi trazer um pouquinho do carnaval de cada região em cada figurino, cada tipo de dança, traz um pouquinho da cultura de cada lugar ? afirmou Alexandre. ? O carnaval sempre foi uma festa qeu se brinca junto, achamos interessante que a Érika chamasse as pessoas.

Erika Moura assumiu o posto de Globeleza em 2015, ao substituir Valéria Valenssa após dez anos. A jovem, de 23 anos, estreou na avenida em 2009. É a primeira paulistana a ocupar o cargo.