Cotidiano

Além de pedidos de casamento, cariocas rezam por empregos no Dia de Santo Antônio

RIO – Desde o início da manhã desta segunda-feira, carioca lotam o Convento de Santo Antônio, no Largo da Carioca, para comemorar o dia do santo padroeiro. Mas ao invés dos já tradicionais pedidos de casamento, muitos fiéis aproveitaram para pedir por empregos e ajuda financeira. Para o Arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani Tempesta, o desemprego tornou-se uma das principais angústias dos dias atuais.

– Sem dúvidas, a grande angústia das pessoas hoje é a questão do salário no final do mês. É claro que pedimos a intercessão, para que o estado consiga ter emprego e ter como pagar as pessoas. Além disso, cada um de nós tem que fazer sua parte também – disse.

É o caso do funcionário público Júlio César Miranda, de 55 anos. Além da proteção para os 22 anos de casado, ele pede ainda ajuda para pagar as dívidas.

– Preciso de ajuda para pagar as contas. A crise está aí, e está levando todo mundo, infelizmente – contou.

A aposentada Terezinha Almeida, de 60 anos, veio pedir pelo marido, que presta serviço à Petrobras, mas está sofrendo com a diminuição de trabalho.

– Com toda essa crise, meu marido foi atingido. Como Santo Antônio já tinha nos ajudado há alguns anos, vim hoje pedir para que ele ajude a carreira do meu marido – disse Terezinha.

Para o reitor do santuário, Frei José Pereira, o aumento da procura por emprego é esperado:

– Com 11 milhões de desempregados na nossa terra, se torna muito evidente a procura por ajuda financeira, principalmente para os que sempre trabalharam, e hoje não tem como sustentar suas famílias. Por isso, crescem os pedidos para os santos, que revelam essa dor, esse sofrimento.

As missas serão celebradas até as 18h na paróquia. O serviço de 12h foi celebrado pelo Arcebispo do Rio. Durante todo o dia acontece a tradicional entrega do pãozinho aos fiéis.