Cotidiano

Além da Justiça: empresas buscam solução na mediação

mediacao.jpgRIO – Grandes empresas vêm recorrendo à mediação. A Oi decidiu usar esse novo instrumento para tentar resolver bilhões de dívidas com pequenos credores e fornecedores de forma a agilizar seu processo de recuperação judicial. O GLOBO conversou com Tomaz Solberg, sócio fundador da empresa Tomaz Solberg Medição de Conflitos. Ele explica que a mediação vem crescendo no Brasil. Ele atua nos casos de mediação indicados pelos juízes do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

A mediação está crescendo?
Bastante, tanto a mediação que acontece dentro dos tribunais, como a mediação privada.

O que é a mediação privada?
É quando as pessoas envolvidas em um conflito procuram ajuda para resolvê-lo, antes de entrar na Justiça. Por exemplo, quando existe uma disputa entre sócios de uma empresa. Em geral faz mais sentido procurar um profissional que possa ajudar a resolver a questão, do que entrar na Justiça contra o próprio sócio. Se a questão não for resolvida logo, a grande prejudicada será a empresa. Outro exemplo comum são os casos de partilha de bens entre irmãos. Quando um mediador os ajuda a chegar a um consenso sobre a partilha, a distribuição pode ser concluída logo depois. Esses casos podem ser resolvidos pela mediação em poucas semanas.

Por que a mediação ainda é pouco conhecida?
As leis que formalizam a mediação no Brasil entraram em vigor efetivamente no ano passado. Outros países já praticam a ediação há décadas. E também porque existe um pouco de desinformação. Só para ilustrar, já conheci alguns advogados que achavam que sabiam o que é mediação, mas tinham recebido informações totalmente equivocadas e, infelizmente, não recomendavam a mediação para seus clientes. Já existem diversas Câmaras privadas em todo o país. E a internet também tem muita informação a respeito. Mas a conversa pessoal é fundamental para identificar se a mediação é a melhor alternativa par cada caso específico.