Cotidiano

Alegria como marca

Na rotina diária de Maria dos Santos Dias, cultivar o espaço do local onde em que morava era uma das atividades preferidas. Com o máximo de cuidado, ela plantava no local um pouco de tudo: milho, feijão, amendoim, abóboras, quiabo, entre outros alimentos.

Mãe de 12 filhos, uma das grandes alegrias de Maria era reunir a família e ter boas conversas com todos. Ela não mediu esforçou para educar os filhos e dar a eles condições para que pudessem desenvolver seus projetos de vida.

Natural de Carro Azul do Paraná, Maria foi casada com João Maria dos Santos Dias e também não media esforços para auxiliar pessoas ao seu redor. Membro da Igreja Pentecostal Deus é Amor, do Bairro Presidente, outro hábito que cultivava era conversar com vizinhos e tomar um saboroso chimarrão.

Exemplo de mãe

O filho Nilson dos Santos Dias não poupa palavras para enaltecer a mãe e lembrar das qualidades que fizeram de Maria uma pessoa especial para todos. “Como mãe, deixou o exemplo do zelo e do cuidado, demonstrando nas pequenas e simples atitudes o que era amar. Demonstrava orgulho com os feitos dos filhos, independente de quais fossem. Como mulher, foi guerreira”, diz.

Superação

Momentos difíceis foram superados por ela sem qualquer vestígio de infelicidade. “Nunca demonstrou abatimento ou tristeza. A alegria era uma de suas marcas. Não desperdiçava a oportunidade de uma boa conversa, independente de onde fosse. Criava novas amizades com facilidade e cativava a todos com sua simplicidade”.

O desejo de ajudar também era uma grande virtude. “Lutou com os poucos recursos que tinha para encaminhar todos os filhos e sempre estava disposta a acolher aqueles que necessitavam”, completa o filho.

Em decorrência do câncer, Maria dos Santos Dias, faleceu no dia 22 de março, aos 74 anos. O sepultamento ocorreu no Cemitério Jardim da Saudade em Cascavel.