Cotidiano

Álcool aumenta vontade de comer, diz pesquisa

RIO ? Um estudo publicado esta semana na revista ?Nature Communications? mostra que o álcool muda o cérebro para um ?modo apetite?. Em testes com camundongos, o álcool ativou sinais no cérebro para que o corpo ingerisse mais alimentos. Para os cientistas, a mesma conclusão poderia ser aplicada em humanos.

A vontade de comer uns petiscos entre um gole e outro seria, então, uma resposta neuronal.

Na experiência, conduzida pelo Instituto Francis Crick, os camundongos receberam doses generosas de álcool por três dias ? uma dose equivale a uma garrafa e meia de vinho para uma pessoa.

O álcool provocou o aumento de uma atividade neuronal chamada AGRP. Estes neurônios são disparados quando o corpo experimenta apetite. Os roedores também comeram mais do que o normal.

Quando os pesquisadores repetiram o experimento, mas desta vez bloqueando os neurônios com uma droga, os camundongos não comemoram tanto quanto antes. Isso sugere que os neurônios AGRP são responsável por induzir a ingestão de álcool.

O álcool contém muitas calorias. Uma taça grande de vinho, por exemplo, pode equivaler à mesma quantidade de uma rosquinha.

De acordo com os cientistas, Denis Burdakov afirmou que a compreensão das mudanças exercidas pelo álcool em nosso corpo e compartamento pode ajudar a controlar a obesidade.

Para Ian Gilmore, da Aliança Álcool Saúde, no Reino Unido, a população deve estar ciente o impacto que o álcool pode provocar na quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos, assim como os potenciais riscos à saúde.

? O álcool é responsável por mais de 60 doenças, e pessoas que bebem estão em uma situação ainda mais arriscada se combinam a ingestão de bebida com o consumo excessivo de comida. Quando as pessoas bebem, estão mais propensos a escolher alimentos que não são saudáveis ? alerta. ? O álcool e a obesidade causam 90% das mortes relacionadas ao fígado.