Cotidiano

Alckmin diz no Enic que é hora de virar a página

Ele citou sobre parcerias público-privadas que fazem sucesso no Estado que governa

Foz – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que o momento é de virar a página, de esperança e de expectativa com relação ao conjunto de reformas necessárias para a retomada da atividade no País. “E a construção civil é um setor estratégico nesse contexto, que responde rápido na manutenção de empregos e na criação de novos”, afirmou ele ontem durante o 88º Encontro Nacional da Indústria da Construção, em Foz do Iguaçu.

Alckmin fez um balanço das Parceiras Público-Privadas e Concessões do governo paulista, que somam R$ 100 bilhões em investimentos. Na PPP de Habitação Popular serão entregues, até o fim do ano, os primeiros blocos de apartamentos. São 3.683 unidades habitacionais, dessas, 2.260 de interesse social (HIS) e 1.423 de mercado popular. Segundo o governador, uma segunda PPP, que prevê a construção de moradias ao longo de linhas de metrô ou trem já está em discussão. “A ideia é integrar moradia com transporte de alta capacidade”, disse Alckmin.

Segundo ele, o Estado possui 19 das 20 melhores rodovias do País. Só neste segmento foram gerados 23 mil postos de trabalho. “São 165 mil quilômetros de novas pistas, 127 trevos pontes e viadutos, 190 passarelas”, destacou. Dentro do projeto do Rodoanel, o trecho Norte será entregue até dezembro de 2017.

Na PPP do Metrô, Alckmin apresentou os números da Linha 6 (Lilás) – maior PPP na área metroviária – que atualmente gera três mil empregos. Com o andamento das obras, até dezembro, essa linha deve registrar 8 mil empregos diretos. “São 15,3 quilômetros de metro subterrâneo.

Já nas obras da Linha 4 (Amarela), a primeira PPP do país, a expectativa é de que o processo de licitação da segunda etapa seja concluído no próximo mês de julho. “Faltam 4 estações para essa linha e diante da saída do consórcio espanhol tivemos de relicitar a obra”, explicou o governador de São Paulo.